Transistor ao invés de relês?

Boa noite pessoal, seguinte, estou automatizando a casa com Arduino e Raspberry, na escada estou colocando algumas funcionalidades para acendimento da fita de led, ela vai acender de forma gradual no sentido do deslocamento, um degrau por vez. Usei 12 fitas de led de 1 metro cada, estou usando uma saida do arduino para cada fita de led, porém, acredito que a corrente máxima das fitas exceda a corrente total que o arduino pode me fornecer, inclusive, acho que apenas uma fita ja excede de um pino apenas. A solução seria usar relês, porém, cada metro da fita que é de 12V, de acordo com informações sobre ela, consome 0,4A, colocar um relê para isso seria desperdiço de dinheiro, alem de muito barulhento, imaginem 12 reles atuando em sequencia, seria desconfortável. Pensei então em usar o TIP31 que me parece suportar uma corrente de até 1A (Se cada fita consome 0,4A entao teria até uma folga ai). Colocar 12 transistor deste substituindo os reles seria viável? lembrando que no momento em que o usuario terminar de descer ou subir a escada ela ja se apaga, então, a cada uso, ficará no maximo 20 a 30 segundos ligado e depois apaga. Não tenho muita experiencia em eletronica, mas acho que montar um circuito em uma placa com estes TIP31 seria melhor, para este caso, do que usar reles, estou errado? se sim, existe outro componente melhor para tal função? Obrigado.

Bom dia! Realmente o transistor ganha no quesito silêncio rsrsrs… Outra
vantagem é o custo, que é menor.
Se atente à fonte de alimentação que em dado momento terá que suportar
todas as fitas acessas.
E o código arduino, já o fez? Com os intervalos também?
Qualquer dúvida, avise.

1 curtida

Legal Jeferson, obrigado pela resposta.
Pelo que vi ele atende sim, a corrente necessaria.

Sobre o software. Sim, já fiz o código Arduino ontem a noite, esta funcionando da forma que eu imaginei: ele identifica através de um sensor escondido no topo e um no rodapé da escada, se o usuario esta subindo ou descendo e acende as fitas de led de cada degrau com intervalo de 30ms entre cada um, no sentido do caminhar, ai quando ele termina de descer ou subir e passa pelo outro sensor, depois de 3 segundos ele apaga da mesma forma, ou também, depois de 45 segundos se ele não passar pelo proximo sensor ele apaga. Mas vou criar mais alguma rotina para idenficar se o usuario acabou voltando da metade da escada e apagar novamente se isso ocorrer.

Nunca tinha programado pra Arduino antes, mas tenho muita experiencia em outras linguagens e parece ser bem fácil. Qualquer duvida que eventualmente eu possa ajudar você ou a comunidade, estou a disposição. Valeu.

1 curtida

Parabéns, ótima ideia.
Em relação a desistência do usuário no meio do caminho, você poderia usar um sensor de distancia apenas, assim acenderia exatamente cada degrau e não por intervalo de tempo.

Boa ideia também, vou tentar implementar.

Abços.