Transistor chaveamento corrente contínua


#1

Oi, Pessoal. Vi um circuitinho de três componentes na internet e queria entendê-lo melhor. É uma bateria daquelas redondinhas, tipo de relógio de parede, ligada em transistor que está ligado numa bobina (a bobina ele fez um circulo com fio de cobre, acho que 16 voltas) e tudo isso gerava um campo magnético na bobina que acendia um led (é um wireless rudimentar). Só que ele deu uma explicação sobre a função do transistor que eu fiquei sem entender. Ele disse que o transistor ficava abrindo e fechando pra poder gerar o campo magnético na bobina.
A pergunta é: Corrente contínua pura pode fazer o transistor abrir e fechar? Pois eu li que, para o transistor fazer o chaveamento, precisa ser uma corrente que varia. Alguém pode me ajudar na explicação? Obrigado


#2

Você não tem corrente contínua “pura” quando existe um indutor ou capacitor no circuito. Leia mais sobre osciladores transistorizados, vai descobrir um mundo bem interessante.
Esse circuito em especial provavelmente é um elevador de tensão para permitir que uma pilha de 1.5V acenda um LED que necessita de 2 a 3V por exemplo.
Além disso, esses circuitos são chamados de “Joule Thief” porque eles arrancam até o último milijoule de energia da bateria, fazendo o LED acender mesmo quando a tensão da bateria caiu dos originais 1.5V para digamos 0.7V. Enquanto a tensão for suficiente para vencer as tensões de barreiras do transistor o circuito funciona…
Ah, e isso não tem nada de “wireless”, a oscilação do sistema produz uma tensão nos terminais da bobina que é bem mais elevada que a da bateria. Se quiser fazer um experimento interessante sobre isso, coloque a mão nos dois terminais da buzina de um carro e peça para alguém dar uma buzinada curta… E depois me explique porque, se a bateria do carro tem apenas 12V, você tomou um tremendo choque… (inofensivo, não se preocupe).


#3

Valeu pela explicação, Ludicon!! ficou bem claro agora:smiley::+1:


#4

Dá uma olhada nesses excelentes artigos do Prof. Newton Braga:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/52-artigos-tecnicos/artigos-diversos/3664-art499

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/9403-como-funcionam-os-osciladores-art1862


#5

Beleza, Cláudio! Obrigado!