Transistor PNP configuração

Oi, pessoal. Achei um circuitinho amplificador simples na internet, tentei copiar a imagem aqui para vocês visualizarem, mas a imagem do circuito não colou aqui na caixa de texto, mas a minha dúvida é o seguinte:
É um circuitinho amplificador simples com dois transistores, um NPN e um PNP. Porém, eu
vi que a base do transistor PNP está no polo positivo da bateria, ou seja, reversamente polarizada. Pelo o que eu sei, para um transistor PNP conduzir, é preciso que BASE-E MISSOR estejam polarizados diretamente, ou seja, base no NEGATIVO e emissor no POSITIVO da bateria, e o coletor reversamente polarizado.
A pergunta é a seguinte

Número 1 – ESSA CONFIGURAÇÃO É APLICÁVEL?

Número 2 – É possível colocar uma tensão POSITIVA na base de um PNP e ele conduzir?

Se alguém puder me ajudar a entender esse circcuito, eu agradeço. Abraço a todos.

Olá,
A base do transistor PNP, quando este é usado como chave, vai fazê-lo conduzir se estiver com o potencial abaixo do Emissor, mas se ela ta ligada no polo positivo junto com o emissor, o transistor está em corte.
Quanto a segunda pergunta, o PNP vai conduzir, desde que o Emissor tenha um potencial maior que a Base, isso pode ocorrer se tiver uma outra bateria em série com a que tá ligada na Base, ou algum capacitor ligada num oscilador. As possibilidades são infinitas.
Se você conseguir anexar a imagem, ou descrever mais detalhadamente o circuito, posso tentar te ajudar mais.
image

@Albertowl, tenta esse site ai.

https://www.embarcados.com.br/transistor-pnp-canal-eletronica-facil/

Abraços.

Oi, Wagner. Valeu pelo vídeo, é bem explicativo. Um abraço.

Oi, Adsiro. Obrigado pela explicação. O pessoal de outros fóruns que eu frequento também me ajudaram e acho que consegui esclarecer bem as minhas dúvidas. Valeu por sua explicação também, foi bem enriquecedora. Grande abraço!