Tupia Makita RT0700C para CNC

Olá pessoal,

Chegou minha Tupia RT0700C da Makita. Pretendo usar ela na minha CNC.

Fiz um pequeno review dela e gostaria de compartilhar com vcs, caso alguém se interessar pela ferramenta.

Segue link: Review

Abraço.

2 curtidas

Tirou onda com o controle remoto do ciclone hein kkk.

Comprou onde?

Hehehe, fala @Jeferson_Simoes, gostou?! hehehe

A Tupia eu comprei na As Maquinas

Abraço.

2 curtidas

Fala @jlunge, já testou ela no CNC?

Estou pensando em pegar uma. Penso em montar um adaptador onde eu possa fixar ela usando o próprio suporte dela. Sabe me dizer se o suporte dela a deixa bem firme?

Trocaria a base plástica, como o pessoal faz com guias ou base de acrílico, e montaria ela em uma cantoneira de aço, talvez com um reforço soldado. Tem que ser coisa rápida pra quebrar o galho. O principal é se o próprio suporte dela é bem firme.

Facilitaria muito na hora de zerar na mão mesmo a altura dela.

Olá @Jeferson_Simoes, tudo tranquilo?

Então, a Tupia ta bombando na CNC :smile:, ta funcionando legal!

A base dela é bem firme sim, sem folga nenhuma, porém, na CNC não a utilizo!
Fiz um suporte conforme abaixo.

Ainda tenho que melhorar a estrutura do Z como um todo, pois tem muita altura desnecessária que acaba dando alguns problemas, porem não consegui parar para alinhar isso (e outras coisas dela)!

Agora essa sua ideia tb achei bem legal … essa “mão francesa invertida” acho que ajuda a manter o conjunto firme neh?!

Abraço.

Opa, show de bola!

O suporte dela sendo firme, acho que com essa peça que farei ficará bem robusto sim.

Também podemos usar o próprio coletor de pó dela né.

As vezes quando troco fresas nas minhas máquinas, se apertei muito, sinto que na hora de desapertar damos uma forçada desnecessária na máquina. Com o suporte dela própria, fica fácil tirar ela da máquina pra trocar as fresas, além de na hora de voltar ela pra máquina, só deixá-la “cair” até o topo do material pra estar zerado hehe.

Assim que chegar a minha e eu montar mando fotos e desenho da mão-francesa.

Aproveitando, você tem ideia de quantos RPM cada posição da chave dela corresponde?

Sim, realmente ficaria bacana utilizar o suporte dela … alem de poder utilizar o suporte para o coleto como vc comentou!

Legal, se puder mandar as fotos do suporte assim que concluir … :wink:

Tem no manual dela as RPM (Se não me engano), chegando em casa vou dar uma olhada e te retorno.

Abraço.

Olá @Jeferson_Simoes, segue a tabela de velocidade da Tupia conforme o manual:

1 = 10000 RPM
2 = 12000 RPM
3 = 17000 RPM
4 = 22000 RPM
5 = 27000 RPM
6 = 30000 RPM

Abraço.

Muito obrigadão @jlunge!

1 curtida

Esses dias fiz um teste à mão em plástico de tábua de carne, HDPE imagino. Corta muito bem!

Fiz uma “adaptação mecânica alternativa rápida” pra colocar pra rodar logo. Tem que estar voando alumínio nesta quinta sem falta. Semana que vem um amigo do Senai vai soldar o suporte em uma barra de alumínio, da forma como vi no fórum da Shapeoko =]

Estou vendo como melhorar o alinhamento no plano YZ. A cantoneira não é perfeita. Mas o suporte realmente é bem rígido. Obrigado pela dica!

Suporte soldado: http://www.shapeoko.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=3721

O suporte dele é uma versão diferente. O modelo que inclina.
Se tivesse tempo mandaria tornear antes de soldar, aí ficaria show e bem alinhado no YZ. Sem tornear, terei que pensar em como parafusar o suporte na barra de alumínio o mais alinhado possível antes de enviar pra solda.

2 curtidas

Maravilha @Jeferson_Simoes!

Gostei muito dessa sua “alternativa rápida” … vc parafusou o suporte na cantoneira apenas na parte inferior?!

O ruim de soldar o suporte em uma barra de alumínio é que vc perde a portabilidade da ferramenta para outros serviços neh?! A menos que compre outro suporte claro! hehehe
Mas a ideia é show de bola … sem contar a praticidade de tirar a tupia! Perfeito …

A princípio sim @jlunge, mas não ficou muito rígido. Então, dei sorte por um teco de barra de alumínio de 1/2" entrar bem justo entre a placa do eixo Z e o suporte. Precisei dar uma limadinha de leve na barrinha pra ela não forçar o suporte pra frente e ficar tudo alinhado entre Z e Y.
Já tinha colocado uma chapinha de alumínio antes pra ajustar a perpendicularidade dela, seta vermelha. Fiz um furinho no suporte, logo abaixo do pino guia, e coloquei um M3 só pra travar o suporte na barrinha de alumínio, seta amarela. Agora ficou com rigidez suficiente pro meu trabalho =]

Vc não faz ideia como facilita a vida tirar a tupia pra trocar fresa e voltar ela pro suporte já descendo a tupia até encostar na peça pra deixar zerado no Z hehe.

Vou comprar este suporte pra fazer a solda, o mesmo do fórum da Shapeoko.
http://www.pontocertoferramentas.com.br/index.php/catalog/product/view/id/5603/s/base-reclinavel-para-tupia-rt0700c-195561-4-makita/

Os suportes padrões de spindle 65mm devem segurar ela bem firme também, como este.

1 curtida

Legal @Jeferson_Simoes, ficou bem legal … dentro de alguns dias pretendo refazer algumas coisas na minha e uma delas vai ser esse suporte como vc fez :wink:

Eu imagino, pois pra trocar a fresa com ela fixa é muito chato! hehehe. Desta forma deve facilitar muito mesmo!

Quando tiver o suporte soldado mostra pra nós ai :wink:

Agora uma pergunta Jeferson, vc usa chapa de alumínio de 10mm pra fazer o suporte do Z (onde prende a tupia) ?

Obrigado.
Abraço.

@jlunge São barras chatas de 5/8", 15,875mm.

Compro na Metaltrom, de Curitiba. Usar barras chatas nos projetos facilita, pois desenvolvemos as peças já levando em conta a largura da barra. Se fosse usinar/recortar de uma chapa, seriam mais cortes. Outra vantagem é ter uma referência paralela com boa precisão, tanto pra posicionar pra usinar, como para montagem das peças.

Por exemplo, na montagem abaixo eu uso uma barra chata de seção 1" x 2", e uma de seção 1/2" x 4". Isso garante que várias referências de uma peça serão idênticas em todas as peças dessa que eu fizer. Se a 1 polegada da barra que recebi não possui 25,40mm, não importa, pois é garantido que as duas peças terão essa dimensão suposta de 1" praticamente idêntica, e na maioria das vezes em alinhamento de máquinas o que importa são simetrias e dimensões idênticas entre duas ou mais peças, e não o valor em si da dimensão.
Será a tolerância da extrusora. Dois pedaços serrados lado a lado de uma mesma barra chata tem uma tolerância nas dimensões da seção na casa de milésimos. Chapas maiores acredito que não sejam extrusadas, e sim laminadas. Aí não sei se conseguimos tolerâncias tão justas na espessura, e nas demais dimensões, ficamos totalmente dependente das tolerâncias daquilo que usamos para cortar ela.

1 curtida

Perfeito @Jeferson_Simoes, obrigado pelas informações :wink:

Preciso ajustar a minha para tentar usinar aluminio tb … vamos ver!

Abraço.

que programa que eu uso para desenhar e o cnc faz a peça desenhada quero um programa que le meus desenhos