Uma dúvida sobre MAX7219 e LEDs

Pessoal, ainda estou estudando o projeto da scorebox de esgrima… decidi, para simplificar o circuito e baratear o equipamento, a trocar as matrizes de LED RGB por placas de leds que vão ficar nos painés de marcação de toques válidos (Painel verde e painel vermelho), toques não-válidos (painel branco da esquerda e painel brando da direita) e de prioridade (lados esquerdos e direitos também).

A placa seria essa… aí pinta a primeira pergunta… considerando 5V de alimentação, 2V de drop voltage, 20Ma e 4 leds em paralelo, eu precisaria de resistores de 40 Ohms, certo?

Aqui está a imagem da frente do equipamento com os painéis:

Minha segunda pergunta… essa placa com os LEDs eu consigo ligar numa boa num MAX7219? Eu teria um CI desses para controlar os 6 painéis… vocês acham que aguentaria?

Não entendo muito de eletrônica. Se isso funcionar, vou simplificar e baratear SIGNIFICATIVAMENTE o aparelho… ao invés de usar 17 MA7219, usaria apenas 5… sem falar que usaria essas placas para substituir 6 matrizes de LED (4 RGBs 8x8 e 2 vermelhas 5x8)…

Por favor pessoal, me dêem um help aí…

Se não suportar, deveria usar, sei lá, um relé? Como ficaria o circuito?

Olá Esgrimista,

LED RGB:
Pelo que vi no resultado que você quer não há necessidade de usar LED RGB, dê uma olhada em LEDs Bicolores, tem uns que são verdes e vermelhos, possuem 3 terminais, acho que isso daria um efeito mais interessante para o seu projeto, a mesma matriz acenderia na cor verde ou vermelha.

Ligação de LEDs:
Esses LEDs mais “comuns” não podem ser ligados em paralelo desta forma, pois em uma determinada rede, o LED que for melhor condutor conduzirá toda a corrente, deixando os outros 3 LEDs apagados, ou com um brilho bem baixo, deixando muitas falhas de luz no seu painel. Porém alguns LEDs com queda grande de tensão (>2V) podem ser ligados em paralelo sem problemas. É bom fazer algumas experiências com o componente que você escolher.

Sugestão LEDs:
Ligar os LEDs em série (de 4 em 4) e utilizar uma fonte de 12 V.

Sugestão para acionar os LEDs:
Um MOSFET (IRF540 ou semelhante) para acionar cada cor (total de 4 MOSFETs).

Qualquer dúvida, estou na área.
Adriano

E como é que se faz isso usando Arduino? As matrizes de led bi color são só vermelha e verde… dois painéis usam leds brancos…

Rapaz está brabo isso… a parte de programação não é difícil de fazer (embora eu tenha que parar pra ver como interrupção funcionaria) mas a parte de eletrônica está dando no saco. Não conheço muito de eletrônica e é isso que está empacando o projeto. Perco uma enormidade de tempo tentando descobrir como fazer as coisas… eu já tinha terminado o circuito usando matriz RGB só que a placa ficou tão complexa usando os MAX7219 que não consegui desenhar a placa…

Alguém aqui, por acaso, tem o desenho da placa de circuito pra ligar uma matriz RGB 8x8 com 3 CIs MAX7219?

LED ia deixar tudo mais barato e simples de fazer mas se funcionar com matriz, blz também… eu preciso fechar a eletrônica pra poder fazer a programação… tá um saco não conseguir avançar nisso…

Você tem algum e-mail pra eu te mandar o arquivo do Fritzing?

Olá Esgrimista, eu não uso o Arduino, pois acho que é mais um brinquedo do que um microcontrolador. Talvez eu esteja enganado, mas prefiro a eletrônica de mais baixo nível para realizar minhas tarefas.
Algum colega, que o utilize possa te ajudar.

O que você sugere usar no lugar dele? Você trabalha com projetos de eletrônica, certo? Quanto cobraria para montar um projeto desses? Eu pretendo deixar o equipamento com o projeto aberto para que qualquer um possa baixar e produzir o próprio equipamento… isso iria ajudar MUITO salas de esgrima mundo afora… esses equipamentos são carinhos e é bem difícil importar.

Olá Esgrimista,

Qualquer microcontrolador PIC / ARM seria suficiente para realizar a tarefa.

Eu trabalho com eletrônica, automação e programação, utilizo bastante os microcontroladores para tarefas de controle e comunicação.

Não cobraria nada pelo projeto além das horas que dedicaria ao projeto.

Quanto a deixar o projeto aberto para qualquer um produzir seria muito bom, mas é um pouco complicado, pois na minha visão alguém que consiga replicar o projeto baseado no firmware e desenho do circuito (que você deixaria aberto) também seria capaz de criar um projeto destes a partir do zero.
De outro lado, um leigo (“qualquer um”) teria bastante dificuldade em construir algo desse tipo que funcione, baseando-se apenas nos esquemas e sem ter o material apropriado para gravação do microcontrolador, métodos para construir a placa de circuito impresso, fazer a soldagem, compra dos componentes, etc.

Por isso, creio que o mais adequado para cumprir o seu objetivo seria fabricar e vender estes painéis a preço de custo para as salas de esgrima mundo afora.

Pretendo vender a placa pronta sim… mas alguns países tem problemas de importação… como o nosso… se vc deixar aberto, outras pessoas podem pegar e melhorar o projeto mais pra frente… o que me interessa é jogar esgrima e ajudar as salas de armas a terem esse equipamento. A minha não tem porque é caro pra kct… existem alguns projetos sociais de esgrima também… isso viabilizaria uma qualidade melhor. Já vi diversos projetos desse net afora mas os caras não abrem o projeto… só falam que conseguiram fazer… frustrante isso.

Eu sei soldar, sou programador e estou aprendendo a mexer com arduino agora… e pra mim tá bem complicado fazer isso.

Dá uma olhada nas premissas de funcionamento dele e me passa uma estimativa de horas pra fazer pelo menos o desenho do circuito com o desenho da placa… Esses microcontroladores funcionam em que linguagem?

Eu estava desenhando a eletrônica mas parei quando vi que não ia conseguir desenhar a placa do jeito que estava…

https://dl.dropboxusercontent.com/u/10505593/AMÉLIA/AMELIA.fzz

Está no Fritzing…

O rascunho do projeto (ainda estou fazendo) está aqui: https://dl.dropboxusercontent.com/u/10505593/AMÉLIA/PROJETO%20AMÉLIA.docx

Achei um circuito melhor… sabe quem poderia fabricar um desses? Ou mesmo só desenhar a placa pra mim? https://www.tindie.com/products/ScrolLed/max7219-mega-module-pcb-only-or-kit/

Olá,

Normalmente eu fabrico as placas de circuito impresso que projeto, pois tive grande dificuldade de encontrar algum profissional ou empresa que o fizesse, além dos preços que considerei abusivos para protótipos e dos prazos altos de 10 a até 30 dias.
Mas você pode ter sorte e achar alguém, tem algumas empresas chinesas se você não estiver com pressa.

Abraço
Adriano

Meu maior problema é que não to conseguindo desenhar o raio da placa… sou iniciante… liguei direitinho na protobord e já até fiz uns programas e vi que funciona… mas montar a placa tá complicado pra caramba… pelo visto, ela é em duas camadas, aí complica mais ainda rs…

Se pelo menos eu conseguisse DESENHAR ela, já era meio caminho andado…

Eu já desenhei placas mais simples… tenho o kit e tal… mas essa tem muito detalhezinho pra mim… o ideal era fazer ela numa fresadora router cnc…

Após a ajuda do Adsiro, resolvi modificar a placa e voltei a usar um MAX7219 pra cada matriz de led… acredito que a placa esteja correta… os amigos poderiam dar uma olhada antes que eu mande fabricar? Foi um TREMENDO desafio pra mim desenhar esse monstrinho… mas acho que está certo…

Agradeço qualquer ajuda. Vou postar o esquema de ligação do chip também…

Na realidade o LED verde/vermelho com três terminais é tricolor, se os dois LEDs internos forem ligados, aparece a cor amarela.

Fabio