Uma reflexão a respeito de tópicos não respondidos

Salve galera!!!
Já estou a algum tempo no fórum e recebo os tópicos mais recentes via e-mail e entro para responder quando tenho tempo. Mas percebi, que existem muitas pessoas que entram aqui no fórum e que tem pequenas dúvidas a respeito de seus projetos em andamento mas que já tem algum conhecimento no assunto.
Porém, existem outros que acabaram de entrar no fórum e querem saber como se faz projeto X ou Y mas nem começaram a fazer o projeto e as vezes nem se quer conhecem as tecnologias aplicadas e ficam esperando que alguém faça por eles e nem fazem questão de pesquisar e estudar essas tecnologias, querem tudo mastigado e acabam sem nenhuma resposta.
Então, o que eu tenho a dizer pra essa galera aí é: Estudem mais e aprenda as tecnologias comecem os projetos e depois quando tiverem dúvidas a respeito de algo perguntem nos fóruns por aí. Valeu!!!

1 curtida

@Electronic estava pensando em escrever algo do tipo aqui no fórum, mas vejo que essa “deficiência” em elaborar as perguntas não é um problema tópico relativo as pessoas.

Pelas minhas andanças eu venho percebendo que o ensino atual vem se deteriorando gradativamente fazendo com que os millenials deixem de perceber coisas típicas e necessárias para desenvolver coisas. Não importa o que seria.

Venho eu e um grande amigo debatendo sobre este tipo de evento em nossa sociedade, do decréscimo do aprendizado generalista, onde se aprende de tudo e também do ensino das formas de pesquisa.

Com essa ferramenta gigante que é a internet a maioria das informações que se é preciso estão por ai, basta saber procurar. Dai vem a seguinte máxima: Procurar o que? O que eu preciso saber para elaborar meu projeto?

Sem contar com a diversidade de tecnologias que hoje estão mais acessíveis. No meu tempo as linguagens de programação eram assembly e C, somente. As vezes um COBOL e quiça um FORTRAN. Plataformas de desenvolvimento, vixe, nenhuma.

Como sou um engenheiro jurássico tive tempo e oportunidade de ver essa evolução e perceber também que pra molecada vai ser difícil acompanhar.

Por isso, tenho quase absoluta certeza, vamos encontrar esse tipo de postagem aqui no fórum. Sem pé nem cabeça.

Mas uma coisa eu percebo, dessas cabeças saem boas idéias, só não sabem como tirar da cabeça e colocar no papel para depois pesquisar a tecnologia, linguagens de programação, plataformas, etc.

No mais, vamos que vamos.

Abraços.

1 curtida

Não quero deixar uma imagem negativa com meu comentário, mas concordo e, talvez nem seja complemento às vossas colocações.

Permitam-me uma parábola.
Um homem comprou uma forma anti-aderente, então deseja fazer uma torta de frios cremosa, mas nunca na vida fritou um ovo. Dai pergunta em um fórum ou grupo:

  • Pessoal, como eu faço uma torta de frios cremosa em uma forma anti-aderente?

Vontade de fazer essas pessoas têm, mas lhes faltam os conceitos. Eu já passei muito link em grupos do facebook e recebi algumas vezes respostas do tipo “só quero o código para fazer tal coisa”. Ou seja, não existe motivação para leitura e aprendizado. Aqui no fórum é melhor que em grupos do facebook, as pessoas demonstram bem mais interesse, mas tem aquele 1%.

Tem mais um tipo de pessoa que reparo, que é justamente essa que não sabe formular perguntas para saber por onde começar a estudar, mas esse tipo de pessoa a que me refiro não tem um projeto elaborado em mente, está em busca de conceitos. Quando é esse o caso, eu tento ajudar o máximo possível.

Agora, quando alguém pega o código na Internet e cola pra alguém adaptar pra ele, nem leio.

2 curtidas