Usando o módulo ESP8266

Salve grupo,

Andei meio (totalmente) desaparecido, mas não fiquei parado, caí com tudo no ESP8266, e aí é aquele problema, primeiro tem que fazer funcionar, depois, superados os primeiros problemas, notei que provavelmente usar LUA ao invés da interface Arduino poderia ser mais vantajoso, mas, não sabia nada de LUA, então, ler muito sobre a linguagem de programação, aprender o básico e implementar projetos simples, e por aí vai…

Estou começando a ficar à vontade com ele(s) - ESP8266. Por enquanto só com o ESP8266-01, mas logo, logo, estarei me aventurando com modelos “mais potentes” (+ GPIOs).

Assim que organizar as coisas eu posto informações mais específicas, inclusive sobre os dois projetos a que tenho me dedicado. Projetos apenas para aprendizado, que fique bem claro :slightly_smiling:

Abrax…

Olá @calm1010, tudo belezinha?

Como você chegou à conclusão de que utilizar LUA seria mais vantajoso? Eu ando bem empolgado também com esse chip que parece até ser mágico… a divisão nos fóruns gringos tá bem grande… muita gente falando que é mais vantajoso fazer os códigos na IDE do Arduino e muitos dizendo que fazer em LUA é mais vantagem, mas não vejo ninguém explicando o motivo de usar um ou outro :smiley: Poderia ajudar com essa minha dúvida?

Salve…

Bom, agora que você perguntou porquê, exatamente, eu escolhi isso ao invés de aquilo, tenho que dizer que na verdade é tudo uma questão de gosto.

Um ponto que eu levei em consideração é que o ESP8266 pode “andar” sozinho, portanto, passei a tentar utilizá-lo sem nenhum Arduino, e, portanto, passei a usar a IDE ESPlorer. Muitos exemplos de coisas que me interessavam estavam em LUA. Para usar esses exemplos eu tive que estudar um pouco de LUA, e me senti a vontade nesse ambiente.