Usar correias dentadas ou haste de fusos?

Prezados, eis minha primeira postagem (e primeira dúvida, claro).

Seguinte: estou iniciando o projeto para construção de uma máquina CNC de 3 eixos para uso doméstico, nível “hobby entusiástico”, cuja estrutura possa ser aproveitada facilmente para uso para pequenas usinagens (madeira, plásticos e metal), laser (cortar e gravar) e impressora 3D. O eixo Z pretendo deixar pronto para uma futura atualização, colocando mais um eixo de controle (ao todo, no finalzão, teria 5 eixos!).

O propósito da ideia é reduzir espaço e gastos de construção e de manutenção, em relação à alternativa de se ter um equipamento para cada tarefa. Acho viável, já que minhas atividades são de amador e hobista.

O projeto no SketchUp ainda não está finalizado, por isso não disponibilizo aqui agora, mas ele está baseado em perfis de alumínio estrutural e madeira maciça (quero dar um ar ‘streampunk’ à parada :wink:) e remete ao desenho do projeto TriBot, com a mesma ideia, que usa uma coluna (o projeto dela está aqui).

Agora a dúvida:

Na experiência de vocês, uso CORREIAS DENTADAS ou FUSOS (de esferas, se for o caso) no projeto?

Agradeço a todos.

Fuso de esfera te dará uma precisão bem maior à custa de um pŕeço igualmente maior.
É por isso que eu optei por fusos na minha “futura” CNC. Ainda não comprei, mas como pretendo obter precisão suficiente para fresar placas de circuito impresso, vou usar fusos de categoria de precisão média/alta.
Correias são muito boas em máquinas grandes.

Muito obrigado pela resposta! Também não comprei o sistema (só estou terminando o projeto, para avaliar), mas empaquei nessa questão mesmo, das correias ou fusos de esferas.

Você disse que as correias seria mais indicadas para máquinas grandes, que não é o caso, mas elas dariam tanta força e precisão quanto os fusos de esferas C05, por exemplo? Saberia dizer?

Não sei responder isso, eu sei que o custo de fusos de esfera se torna proibitivo, além dos problemas de flexão em grandes comprimentos.