Usar correias dentadas ou haste de fusos?

Prezados, eis minha primeira postagem (e primeira dúvida, claro).

Seguinte: estou iniciando o projeto para construção de uma máquina CNC de 3 eixos para uso doméstico, nível “hobby entusiástico”, cuja estrutura possa ser aproveitada facilmente para uso para pequenas usinagens (madeira, plásticos e metal), laser (cortar e gravar) e impressora 3D. O eixo Z pretendo deixar pronto para uma futura atualização, colocando mais um eixo de controle (ao todo, no finalzão, teria 5 eixos!).

O propósito da ideia é reduzir espaço e gastos de construção e de manutenção, em relação à alternativa de se ter um equipamento para cada tarefa. Acho viável, já que minhas atividades são de amador e hobista.

O projeto no SketchUp ainda não está finalizado, por isso não disponibilizo aqui agora, mas ele está baseado em perfis de alumínio estrutural e madeira maciça (quero dar um ar ‘streampunk’ à parada :wink:) e remete ao desenho do projeto TriBot, com a mesma ideia, que usa uma coluna (o projeto dela está aqui).

Agora a dúvida:

Na experiência de vocês, uso CORREIAS DENTADAS ou FUSOS (de esferas, se for o caso) no projeto?

Agradeço a todos.

2 curtidas

Muito obrigado pela resposta! Também não comprei o sistema (só estou terminando o projeto, para avaliar), mas empaquei nessa questão mesmo, das correias ou fusos de esferas.

Você disse que as correias seria mais indicadas para máquinas grandes, que não é o caso, mas elas dariam tanta força e precisão quanto os fusos de esferas C05, por exemplo? Saberia dizer?