Bico entope com PLA e PETG

Aproveitando, parabéns pelo trabalho. Vi seu projeto da máquina de ressonância

Obrigado ! Entendi errado o problema, me desculpe. Mas curiosamente, a solução é a mesma: reduza a temperatura do hotend e, se for o caso, aumente a ventilação. Reduzir a velocidade também ajuda no sentido de que o material tem tempo de esfriar entre uma passada e outra do bico. Já cheguei a imprimir PLA a 170 graus em alguns casos.
Eu raramente trabalho com as velocidades “padrão” de impresão. Como raramente aceito serviço “para ontem”, eu normalmente trabalho com o fatiador ajustado para uma velocidade de 3200 a 3600 mm/minuto, ao invés dos 4800 que são o padrão da Sethi.

170C? Isso é bem abaixo do que o pessoal recomenda, vou tentar isso. Vc trabalha apenas com impressão 3d ou tem alguma formação e usa a impressão para protótipos?

Eu trabalho com desenvolvimento de protótipos, suporte a P&D, faço peças especiais e maquetes sob demanda, e mais uma lista…
As impressoras 3D (filamento e resina) são apenas parte do equipamento aqui, eu tenho torno, fresadora, afiadora de ferramentas, e “na fila” de construção estão o forno de cura, a câmara de vácuo/pressão para produção de peças moldadas em silicone, a câmara de jateamento, a CNC… a lista é grande.
Na minha página pessoal e no Youtube tem um pouco do que eu faço:

www.ludicon.com.br

Legal cara, parabéns. O FabLab de um homem só.

Obrigado… Eu costumo brincar dizendo que “Movimento Maker” é o nome gourmet que deram para o que eu faço desde 1970 mais ou menos…
E, de fato, eu montei um espaço multi-capacidades, justamente para poder trabalhar em casa.

Concordo, o pessoal vai mudando os nomes pras mesmas coisas… Prototipagem rápida, impressão 3D, manufatura aditiva.