Como fazer para o bluetooth de um microcontrolador reconhecer meu celular

Boa tarde estou montando um projeto e tenho um seguinte problema, eu tenho que fazer um projeto com arduino ou ESP32 esse projeto vai funcionar da seguinte maneira quando eu estiver no ambiente e ligar o Bluetooth do meu celular ele tem que reconhecer automaticamente somente o Bluetooth do meu celular e ligar um lâmpada (sem aplicativo) e quando eu sair ele tem reconhecer que fui embora e desligar essa lâmpada, o problema e como faço isso eu acho sobre isso na internet porém e tudo com aplicativo e não posso usar aplicativo para ligar e desligar lâmpada, alguém poderia me ajudar com isso?

0 Likes

Acho que a questão é um pouco mais complexa. O Bluetooth não “saberá” sua localização, então os limites físicos desse ambiente não são exatos, e dependerão de diversos fatores, entre intensidade do sinal, tipo de paredes, geometria do ambiente, etc…

0 Likes

Como vc acha que eu poderia executar esse projeto, da melhor maneira?

0 Likes

Não manjo muito desse tipo de coisa, mas talvez possa pensar em RFID tags.

0 Likes

Então eu tive uma ideia, não sei se vai dar certo a ideia seria ficar fazendo o ESP32 enviar mensagem para o meu aparelho (mesmo o bluetooth do meu celular desligado) e quando eu ligasse o bluetooth do meu celular eu estaria próximo a porta e receberia a mensagem e a porta abriria, e quando desliga-se o bluetooth do meu celular a porta fecharia, mas como eu disse isso é só uma ideia gostaria que alguém que manjasse disso desse sua opinião sobre a melhor maneira de montar essa ideia

0 Likes

olha nao sei se entendi direito sua ideia, mas voce que detectar o mac address do bluetooth do seu celu e ligar a luz quando esteja proximo? se for isso, voce tem que primeiro achar na bibilioteca bluetooth um methodo de listar dispositivos. E menos uma questao de como eu faco, e mais aonde eu acho. dai pra frente e fazer uma condicao que procura o mac do seu celu na lista. Acho que bluetooth 4.0 pra frente, voce ate consegue puxar a forca da conexão pra determinar rusticamente a distancia do aparelho.

voce pode facilmente usar app inventor e fazer o contrario, usar o celu pra detectar o bluetooth do esp, e dai enviar um sinal via wifi.

0 Likes

S, a idéia é essa mesmo quando eu estiver próximo a lâmpada ela vai reconhecer o Bluetooth do meu celular e vai ligar, porém andei dando uma conversada e vi que o ESP32 tem um Bluetooth ble e me disseram que esse Bluetooth não é possível conectar diretamente com o celular só se conectar via aplicativo aí não me interessa, vc saberia me dizer que tipo de módulo Bluetooth se conectar automaticamente com o meu celular?

0 Likes

Eu não entendi a parte de não conectar diretamente ao celular. Você enão precisa de um aplicativo. Você teoricamente não está conectando a nada. Só programando o esp pra reagir caso um certo dispositivo esteja em próximo. Um módulo bluetooth tooth so vai conectar automaticamente ao um celular caso, ambos ,o módulo e a celular estão programados pra fazer isso. Se não não vai conectar. Só detectar. Existem várias camadas para estabelecer uma conexão Bluetooth tooth.
E um protocolo complexo. Minha sugestão e que você comece a ler sobre " bluetooth protocolo Stack" não sei sobre você, mas eu já faço isso ha 10 anos, e eu acho o que você quer fazer e algo que exige ler e entender bem esse protocolo. Programação, quase sempre , e especialmente nesse caso, exige ler e interpretar muita informação. Vai ter que ler 200-500 páginas de documentação pra realmente conhecer seu protocolo e como seu módulo funciona como ele .
Ou achar um exemplo pronto que faca justamente isso .

0 Likes

É obrigatório reconhecer sinal de bluetooth ? não pode ser um sinal visual por exemplo (um QR code simplificado) ?

0 Likes

Vai ter que reconhecer o Bluetooth, no caso seria obrigatório

0 Likes