Comparador de janela com LM35

#1

Pessoal, me ajudem, por favor!

Pq eu uso esses resistores de 1K e de 510 (led) e como eu faço pra chegar nesses valores?

0 Likes

#2

Os resistores de 1k são para limitar a corrente de base dos transistores, e o de 510 Ohms para limitar a corrente total do LED (sem esse resistor seu LED ia piscar uma vez só… e virar fumaça em seguida…:rofl:).

0 Likes

#3

Isso eu entendi, mas pq usam esses valores especificamente? Poderia ser qualquer outro valor?

Agradeço pela resposta!

0 Likes

#4

Não, os valores não são aleatórios. No caso do LED, por exemplo, com uma tensão de alimentação de 12V e mais cerca de 0.6V de queda em cada transistor durante a condução. , teríamos cerca de 10.8V nos terminais do LED, descontando a queda de tensão do próprio LED (cerca de 1.6V se for um vermelho, mas isso depende da cor do LED), “sobrariam” cerca de 9V para forçar a circulação de corrente.
Como a corrente máxima de um LED comum gira em torno de 20 mA, aplicando a Lei de Ohm você verá que com 510 Ohms haverá a circulação de uma corrente de aproximadamente18 mA.

Dá uma olhada aqui e nos demais artigos:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1556-bc548-bc558

https://newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/8162-alimentando-corretamente-seus-leds-art1437

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/733-como-funcionam-os-leds-art096

Esses artigos do Newton braga foram escritos na década de 70, mas ainda são perfeitamente atuais (e melhores do que muitos mais recentes, diga-se…). Aprendi com eles naquela época…

0 Likes

#5

Putz, muito obrigada!! No caso do resistor de base do transistor, o ampop vai saturar positivamente e a tensão de saída vai ser quase 12V, como é que eu chego nesse valor de 1K?

0 Likes

#6

Esse valor é o menos exato nesse caso, pois você não precisa controlar o ganho do transistor linearmente, ao contŕario, vocẽ deseja saturar o transistor também. Então com uma corrente de base de 12 mA aproximadamente, e se o ganho do transistor fosse de apenas 100, você teria 100 mA “disponíveis” para a sua carga, no caso o LERD.

0 Likes