# Dúvida sobre sensor de consumo de energia

**URL:** <https://forum.fazedores.com/t/duvida-sobre-sensor-de-consumo-de-energia/1968>\
**Category:** Arduino\
**Created:** [Outubro 8, 2015, 7:56pm UTC](https://forum.fazedores.com/t/duvida-sobre-sensor-de-consumo-de-energia/1968 "2015-10-08T19:56:40Z")\
**Posts on this page:** 2\
**Page:** 1

<div class="post-metadata">

**Author:** ![Rafael\_Bruno](https://avatars.discourse-cdn.com/v4/letter/r/c89c15/32.png) [@Rafael\_Bruno](https://forum.fazedores.com/u/Rafael_Bruno)\
**Post date:** [Outubro 8, 2015, 7:56pm UTC](https://forum.fazedores.com/t/duvida-sobre-sensor-de-consumo-de-energia/1968/1 "2015-10-08T19:56:40Z")

</div>

.  
.

Estou com um problema no projeto, estou usando o SCT 013 000, 2 resistores de 470 k, 1 resistor de 33, capacitor de 10μF. O meu código é o seguinte:  
#include "EmonLib.h"  
EnergyMonitor emon1;

const int CT\_PIN = 0;

void setup() {  
Serial.begin(9600);  
emon1.current(CT\_PIN, 60.6);  
}

void loop() {  
double Irms = emon1.calcIrms(1480);  
Serial.print("Irms: ");  
Serial.println(Irms);  
Serial.print("Potencia: ");  
Serial.println(Irms\*227.0);  
Serial.println();  
}

A seguir a imagem da montagem do meu circuito:

[[Album] Imgur: The magic of the Internet ![](https://i.imgur.com/ibvpKUX.jpg?fb "Imgur: The magic of the Internet") ](https://imgur.com/a/E4ET5)

E aqui eis o meu problema, quando nenhum aparelho está ligado, era para o serial mostrar algo próximo a zero, mas fica mostrando algo entorno de 0.15 Irms, e quando ligo um ventilador de 80w por exemplo, multiplicando o irms por 227.0 o resultado é 1000, não deveria aparecer algo entorno de 80 como resultado nessa multiplicação?  
[http://imgur.com/PZBIfjR](http://imgur.com/PZBIfjR)

Alguém poderia me dizer o que posso estar fazendo de errado?  
Obs.: Como estou utilizando o resistor de 33, a calibragem então é de 60.6.

---

<div class="post-metadata">

**Author:** ![mlemos](https://sea2.discourse-cdn.com/flex016/user_avatar/forum.fazedores.com/mlemos/32/2526_2.png) [@mlemos](https://forum.fazedores.com/u/mlemos)\
**Post date:** [Outubro 17, 2015, 2:18am UTC](https://forum.fazedores.com/t/duvida-sobre-sensor-de-consumo-de-energia/1968/2 "2015-10-17T02:18:49Z")

</div>

Olá @Rafael_Bruno, tudo joia?

Caro, faz tempo que não mexo neste circuito, mas acho que o melhor caminho para você encontrar o problema é usa uma carga onde você tenha certeza da potência dela.

Eu gosto de usar lâmpadas de 100W e ainda usar várias voltas do fio no sensor de corrente.

O valor de quando não tem carga, não me parece um problema… digamos que é praticamente erro do sistema. Seu circuito pode ter pequenas variações e não ser 100%. Por exemplo, os resistores iguais podem ser um pouquinho diferentes e isto pode gerar uma variaçãozinha. Então assim que quanto tem corrente \< 0.5A a carga é bem pequena ou zero.

Já para quando tem carga, faça o teste com uma carga resistiva onde você tem certeza de sua potência. Como eu já disse, lâmpadas incandescentes de 100W são uma boa opção. E não se esqueça do macete de dar várias (pelo menos umas 5) voltas do fio no sensor. E ai vc estará medindo uma carga N vezes maior do que a da lâmpada onde N é o número de voltas.

Ai você vê se uma carga de 500W está sendo medida adequadamente.

Com estas medidas em mão e este esquema ficará mais você depurar seu circuito.

[]s

Manoel
