Fresadora / Router CNC com Arduino

@Denzel, boa tarde. Olha, amigo, na verdade não sou capaz de lhe responder com exatidão técnica, mas os motores unipolares tem uma bobina com um fio de centro por fase.

"Eles se tornaram populares entre os hobbystas principalmente por causa da simplicidade da controladora, geralmente baseada em transistores de potência e muitos acabam montando suas próprias placas. Um exemplo bem conhecido para este caso seria a controladora CNC3AX. Nos unipolares temos 5 fios, porque o centro das bobinas são ligados internamente.
Nos motores bipolares são usados apenas uma bobina por fase, o que torna a controladora sensivelmente mais complicada. Apesar de existirem alguns CIs já para controle direto de motores bipolares, o mais comum é se optar por controladoras prontas, principalmente depois da “invasão” das chinesas, baseadas no TB6560 da Toshiba, por exemplo.
O motor bipolar tem apenas 4 fios, 2 para cada bobina.

Os motores chamados híbridos são os que tem 6 ou 8 fios e podem ser usados tanto por controladoras Unipolares quanto Bipolares. Eles geralmente são montados com duas bobinas por fase e conforme a combinação dos fios atendem aos dois tipos de controle. "

Retirei este texto de um site que gostei muito e foi lá que aprendi o básico sobre estas duas engenhocas, dá uma olhada nesse link:

http://www.victortrucco.com/CNC/MotoresdePasso/MotoresdePasso.asp

Peço desculpas se você já conhece estes detalhes, mas achei legal colocar aqui visto que, assim como eu, muitos de nós estamos começando na “raça” mesmo, no autodidatismo e qualquer informação é sempre bem vinda.

Eu acredito que usar bipolares nos rendem mais torque em alta rotação e são controlados com mais precisão.

1 curtida

Muuuuito Obrigado @Leandro_Modesto_Rodr pela sua resp em relação aos motores.
Estou bem preocupado em relação a ligação entre os motores e seus drivers pois apenas consegui comprar um de cada, não dando margem pra erro.
Vc conhece algum teste que eu possa fazer antes de ligar td?

Amigo, não sei de um teste confiável, simples e seguro. Já passei exatamente por isso quando comprei as controladoras e os motores. Maior medo de fazer besteira e acabar queimando tudo… O melhor teste é ligar conforme o esqueminha que você me enviou combinando com a imagem que o Jeferson postou. Eu fiz isso e a coisa tá acontecendo, por enquanto meus motores estão rodando em descontrole, ou seja ,não tô controlando nada, ainda, mas logo vou pegar o jeitão da configuração e a magica vai acontecer! Abraço e vamos trocando fugurinhas!

1 curtida

@Jeferson_Simoes, @Denzel e fazedores. Eis que meu monstrinho ganhou vida, graças a valiosa ajuda de vocês!! Mas como podem ver, a coisa funciona, mas não acerto a configuração. Não posso mais usar o cambam, as 40 vezes terminaram… E ainda não consegui ajustar a área de trabalho. Por diversas vezes ela tenta invadir uma área fora do eixo, colidindo com o final de curso. Decepcionante, até agora… Vejam a cara da coisinha e, se puderem ajudar, continuo agradecendo! O que estão usando para gerar o código G?

2 curtidas

Show Leandro.

Das duas uma:

Ou o desenho no software Cam está posicionado fora da área da sua máquina (ou o desenho é maior)

Ou a máquina não está calibrada.

No GcodeSender quanto você manda ela andar 100mm, ela está deslocando 100mm?

Se não estiver, verifique qual o passo do seu fuso, e qual micropasso está usando no drive. Os motores suponho que sejam de 200 passos/volta (1,8 graus). Então faça o cálculo de quantos passos são necessários para cada mm. Este site abaixo facilita esta conta, na tabela Steps per millimeter - leadscrew driven systems

Encontrado o resultado, altere no GRBL para todos os eixos (conforme passo do fuso, e micropasso, de cada eixo).

2 curtidas

Estou utilizando o driver drv8825, porém não consigo chegar a tensao de referencia de 0,5v, meu motor de é de 1A. O multímetro apresenta uma tensão muuuito menor.
Alguém sabe como regular essa tensão???

Eu usei esse sketch mas sem a fonte de 12v e o motor de passo!!!

@Jeferson_Simoes, obrigado pela pronta resposta. Eu estava ignorando estas configurações… Vou corrigir e testar! Coisa de amador… Obrigado, amigo!

1 curtida

Sem fonte?

Tem que estar com a fonte no drive, e medir de um terra para o parafuso do próprio potenciômetro. Há um pino minúsculo na placa que eu usava para medir, mas já esbarrei a ponta de prova entre ele e um terminal, e o CI abriu um buraco na hora.

1 curtida

Deu certo aqui…Muuuuuuuito Obrigado

Pra usar um spindle 200w de 12v, que driver eu uso???
Posso usar o driver 8825 ?
E como faço o controle de velocidade?

Não!!

Spindle DC é um motor DC comum. Usa-se uma fonte comum que aguente esta potência. Para controlar a velocidade há uma plaquinha com um potenciômetro que ligamos entre o spindle e a fonte. Acredito ser possível controlar esta plaquinha via PWM, mas nunca tentei. Dá uma olhada sobre isso no fórum da Shapeoko.

Daria certo colocar um dimmer], pra controlar a velocidade de rotação do spindle?
E da pra colocar um Inversor De Tensao Entrada12v Saida 48v?

Denzel, boa tarde! Amigo, dá uma olhada no que eu fiz.
Nesta imagem você percebe que fiz uma gambiarra e coloquei tudo em uma única caixa, ao lado da máquina. O potenciômetro para controlar a velocidade de rotação e a chave de liga e desliga que, mais tarde, será controlada pelo próprio arduino.

Nesta outra foto eu mostro o interior da caixa, veja que é uma coisa simples e o princípio eu levarei para uma outra versão, mais completa, mais bem montada e com material melhor…

Note que trata-se de uma ferramenta rotativa doméstica de apenas 90w, não fará tudo o que eu quero mas tá valendo como preparatório para um motor maior e bem mais potente. Olha a coisinha:

A alimentação é direto no 127V, portanto vou fazer uma ligação independente.
Apenas experiências, se tiver alguma sugestão, eu agradeço. No momento, estou batalhando com a configuração do GRBL, minha criatura só rabisca. não desenha nada direito… Acho que ainda não acertei a medida dos fusos…

2 curtidas

Olá, tenho uma router cnc mas ela não está fazendo os furos redondos, apenas ovalados, ja solicitei um tecnico em eletronica e ele não sabe resolver, alguém pode me ajudar com esse problema?

Se o técnico que está aí, ao seu lado, não soube resolver, com certeza, em um fórum da internet, dificilmente alguém vai poder te ajudar só com a informação de que a sua máquina está fazendo isso e não aquilo.

Permita-se tempo para ajudar os outros a te ajudarem, reúna mais informações, fotos, vídeos, modelo dos drivers, dos motores, fresas e etc… E talvez assim, alguém possa te ajudar, já que iniciar um jogo de perguntas e respostas sobre a sua máquina, para tentar adivinhar o problema, não é a melhor forma de usar o tempo dos outros que o cedem gratuitamente para tentar prover-lhe suporte.

1 curtida

Não está calibrada. 10charsss

Ok, Obrigada e desculpa minha ignorância qto a máquina, porque não sou tecnica e nem tentei construir uma, mas vi que vocês entendem e achei que poderiam me ajudar, achei que poderia participar e entender … mas obrigada.

Nós podemos te ajudar, desde que você passe mais informações, entenda que não dá para adivinhar o problema, é preciso dar o máximo de detalhes possíveis, para que ninguém perca tempo com perguntas infindáveis no tópico.

O @Jeferson_Simoes entende muito do assunto e, se ele diz que precisa ser calibrada, então você pode verificar os parâmetros da tua máquina e as configurações do Software e até se há alguma folga, se o material que está tentando trabalhar é realmente possível de ser trabalhado com a potência do seu equipamento e etc. Enfim, são muitas variáveis. Apenas dizer que a máquina fez x quando deveria fazer y, infelizmente não ajuda.

Aliás, me parece que a máquina foi comprada de alguma empresa… Esse “técnico” é da empresa? A garantia da máquina já passou? Já tentou entrar em contato com a empresa?

O tecnico calibrou e em linha reta faz a medida certinha, se pedir para fazer um quadrado de 100x100mm tbm faz certinho, só os redondos não faz certo, por isso esse tecnico que é de eletronica disse que o problema é mecânico, senão ia fugir em todas as medidas, não só nos circulos, como é uma máquina usada, não tenho garantia, esse tecnico chamei por conta, mas tecnico mecânico não sei onde procurar … estou levantando informações sobre os motores e etc, mas a maquina é boa, o problemas são os circulos. Será que são os eixos?

Faz um vídeo dela desenhando um quadrado e um círculo pra gente ver.