Motor não traciona o filamento

Oi pessoal, não sei se conseguem me ajudar. Minha impressora é nova (Graber i3) e estava funcionando normalmente até ontem a noite. Imprimi uma caixa por 5 horas. Antes de finalizar, o motor parou de tracionar o filamento. Faz como se fosse girar mas não completa o movimento e fica repetindo esse movimento. Se coloco para retirar o filamento, funciona normalmente mas o movimento contrário não vai. O filamento cai normalmente mas ao iniciar a impressão, para de tracionar e não funciona. Não sei o que fazer. Se alguém puder ajudar, agradeço.

Precisa explicar melhor, ou colocar um video…

Fica fazendo tek Tek constantemente sem girar e por isso não desce o filamento. Já olhei o hotend e não tem nada preso ou sujo dentro.

“tec tec” não descreve bem o ruído… Pelo video, pode ser driver de motor ou mau contato. O eixo do motor gira, apesar de a engrenagem não girar ? (não dá para ver no video)

Quando coloco para trocar filamento, funciona. Gira normalmente mas quando ligo para imprimir algum objeto faz isso. Começou do nada este problema pois estava imprimindo normalmente. Foi no final da impressão de uma caixinha que durava 5h.

As causas possíveis são varias, pode ser driver de motor, pode ser fio partido, pode ser que a engrenagem menor esteja solta do eixo ou danificada (dentes quebrados)…

O estranho é ocorrer no final de uma impressão e rodar normalmente quando seleciono trocar filamento. Não aparenta ter dentes quebrados e nem estar solto do eixo.

O tracionamento para troca de filamento não requer quase nenhum torque, ao contrário da extrusão. Se o driver do motor estiver com problemas isso pode acontecer.

Boa noite. Resolvi. Era o cabo do motor. Não sei como mas o cabo deve ter rompido internamente. Troquei e funcionou.

@Ludicon precisava trocar umas idéias contigo sobre qualidade de impressoras 3D para um cliente meu.

Como posso fazer contato contigo?

Obrigado

Entre em contato por mensagem particular, te passo meu Whatsapp.
Basta clicar no meu avatar e selecionar “mensagem”

Conteúdo sinalizado escondido.