Nível de silos - Sólidos

Alguém já desenvolveu algum projeto para medição de nível em silos para produtos sólidos?

Pensei em usar sensor laser, dentre outros mas o problema é que sempre que enche o tanque, no centro fica mais alto do que nas bordas, e isso pode dar uma interpretação errada do volume.

Pensei em usar vários sensores ultrassônicos em N pontos e com a medida de cada um tirar uma média da distância e assim ter um valor médio do volume ocupado.

Alguém poderia ajudar em algo?

Obrigado.

Falai @thiago_mariani blz, cara a uns dias atrás estava vendo uma matéria que falava sobre acidentes em silos de armazenamento e o período em que ocorriam. Segundo a matéria quando é feita a estocagem de grãos por exemplo em algum pontos dos silos aparecem “buracos de ar” entre os grãos armazenados e alguns profissionais são destacados para literalmente pisar sobre os grãos para haver uma correta acomodação do material. Durante essa operação é que ocorre os acidentes pois os “buracos” são desfeitos ocorre a acomodação do material porem o profissional desatento acaba sendo sugado para dentro da armazenagem como se fosse uma areia movediça.
Bom estou relatando esse fato para exemplificar que nem sempre a medição feita por sensores será 100% certeira, haverá uma taxa de erro. No caso de líquidos dependendo da densidade do material esse tipo de problema dificilmente existiria.

Para seu projeto acredito que sensores ultrassónicos no topo do silo ajudariam nessa estimativa de volume

Vc precisar definir primeiro qual o nível vc gostaria de obter (mínimo, máximo, média…), uma vez que não é uniforme. Talvez uma média ou mediana de 3 ou 4 sensores ultrassônicos ao longo do diâmetro do silo possa dar uma boa aproximação.

No Hackaday vi um radar ultrassonico baseado em Arduino… bem interessante talvez possa servir de inicio : Arduino Ultrasonic Radar | Hackaday.io

Exemplo dos acidentes só para melhor embasar o contexto
Homem entra em máquina de grãos para salvar irmão e ambos acabam morrendo (msn.com)

As silenciosas mortes de brasileiros soterrados em armazéns de grãos - BBC News Brasil

Planeta Arroz | Acidentes e mortes em silos de grãos no Brasil

86_dcsvnbubcdaesc.pdf (confea.org.br)