Partida e parada remota

Bom dia pessoal!

Eu tive uma ideia para um projeto, mas gostaria de um norte de quem já trabalha com isso ou tem noção, para poder iniciar os estudos e buscar mais para concretizar a ideia.
Bem, a ideia é partir um motor e parar ele remotamente, sem precisar a pessoa ir lá e ligar ele pela botoeira, usando o arduino.
Agradeço desde já aos que me ajudarem, assim que tiver mais avançado posto todos os dados para compartilhar com quem tiver o mesmo interesse.

Motor elétrico ou a combustão ?

Elétrico, sendo 220V

Muito fácil de fazer usando uma contatora adequada ao motor, e um relê para acionar a contatora, comandado pelo Arduino seja com ou sem fios.
Para escolher a contatora você precisa consultar as especificações do motor, e escolher uma contatora adequada. Qualquer loja de material elétrico pode te ajudar nessa escolha.
O relê será usado para alimentar a bobina da contatora (que nada mais é do que um relê com outro nome… :grin:).

Precisa ser com arduino, vc pode usar um receptor de controle remoto, vendido no mercado livre por uns 35,00 reais so ligar ele numa contactora programar um controle remoto daqueles de alarme e vc tera um liga desliga sem fio num alcance de ±100 metros dependendo da area livre

Só precisa ver se o acionamento indevido desse motor não vai causar acidentes, lesões, mortes, etc…
Sistemas “comuns” de controle remoto não têm segurança suficiente para aplicações mais sérias ou mais críticas.

E se for área que causa acidente vc terá que adequar ele conforme as norma NR12
se não for vc pode usar um controle de 2 botoes e programar para o motor acionar só se os dois botões estiver acionados jutos e uma forma de segurança.

Na minha infancia , eu era o controle por voz do meu pai. Filho liga a bomba de água!