ABC Makerspace - Unico Makerspace no ABC

Vamos ler hoje a história da “ABC Makerspace”, o único espaço maker da região do ABC.

Instalado numa casa grande e com algumas salas no centro de Santo André, fiz a minha primeira entrevista na vida ! E entre risadas e descontração total, conheci uma história fantástica…

Brutus… apelido do Emerson, que é coordenador do espaço, vidrado em pizza e tecnologia, e amante de MSX ! ( não vou dizer que peguei um pedaço desta época, para não denunciar minha idade) hehehehe, porém em conjunto com outras pessoas que gostam de retrocomputação se juntaram e abriram o ABC Makerspace…

Pode parecer lindo, mas não foi tão simples assim, entre problemas para achar imóveis, espaços, pessoas que vieram e foram… alguns desentendimentos e perrengues… O ABC Makerspace conseguiu se instalar e assim permanecer.

Qual seria a pegada marcante do ABC MAKERSPACE ? se você me perguntar, eu posso te dizer LIBERDADE… essa palavra é a que melhor define o espaço… todos tem liberdade pra fazer o que quiser… e assim eu me senti em casa !

Nas palavras de Brutus… “se você quer fazer alguém fazer, você não atribui a obrigação” – “liberdade é passar a mão no popo do guarda” brinca o Emerson

Perguntei ao Emerson, qual seria a maior dificuldade de cultivar ou manter um espaço maker… E ele me respondeu que seriam os custos em manter o local, como aluguel, contas, são custos altos, para quem tiver interesse em abrir o seu próprio makerspace, fica a dica.

Eles estão bem instalados na Rua Antonio Joaquim Vaz, 18, bem no coração de Santo André são instalações excelentes. “Porém estamos tentando buscar a melhor versão de nós mesmos, e cada dia nos superar e melhorar ainda mais, aguardem breve teremos novidades” ! diz o seu coordenador.

No inicio do ABC MakerSpace, cada um fez um pouquinho e o que ajudou e contribuiu para um todo, as mesas foram feitas pelo Roger, Pacman e Siqueira, Cesar deu o Sangue…, mas a vida muda, e alguns seguiram outros caminhos e ventos… e as pessoas vão deixando um pouquinho de suas vidas e de seus estilos no ABC MAKERSPACE, assim, é um pouquinho de todo mundo que tem aqui…

Perguntei o que significa a cultura Maker para o Emerson, ele me definiu com uma palavra “FUDEBA”… ! para quem não conhece esse termo, procure Fudeba MSX ! ( agora eu entendi o nome do FUDEBOOK inventado lá no Makerspace) !!!

A junção de vários retrocomputeiros, apaixonados por MSX e Apple 2, deu nessa mistura louca e maluca, em um ambiente engraçado, alegre, dei risada o tempo inteiro dessa entrevista, e além da liberdade, descontração é a pegada do lugar.

Nas minhas andanças em ambientes makers, entre uma explicação e outra, ouvi a definição mais linda e inteligente que escutei, vinda do Emerson: A Cultura do Faça você mesmo ! A cultura tem que ser sustentável, se preocupar com o meio ambiente, no ABC MAKERSPACE tem separação de latinhas… Se preocupar com o Meio Ambiente, Sociedade.

O ambiente maker tem que ser necessariamente cooperativo, tem que ter mão na massa, e principalmente o compartilhamento de ideias, de conhecimento, de tudo…

Nas palavras do Emerson, “se alguém disser Putz, tive uma ideias… e agora quem faz ?” A resposta do Emerson é uma só: VOCÊ ! é o total empoderamento que uma pessoa pode ter, fazer por ela mesma !
Ele ressalta que tudo tem que ser livre ! Open Source, Tudo livre, (Jefferson no meio da entrevista quebrou um buzzer kkkk), aprendizado, o climão de bate papo de “boteco”, e pizza…

Diferentemente de outros ambientes, O ABC MakerSpace, é um ambiente super descontraído, descolado, ambiente engraçado, o papo foi risada total …se você quer ser bem recebido “vai pro ABC MAKER SPACE”…
O Emerson fala que existe algumas diferenças entre Makerspace, Hackerspace e Fablabs (para quem não sabe e não entende, esse será o tópico do meu próximo artigo, aguardem)…

Quais são os itens que não podem faltar em um MakerSpace: Arduino, Raspberry e uma impressora 3D .
Há alguns projetos importantes que a turma do ABC Makerspace está tocando, que é um projeto com Intel Edison, que foi escolhido com outro hackerclub para tocar projetos com a intel, e logo, vou postar as novidades desenvolvida por eles.

Há também um antigo sonho do Emerson, organizar um encontro de Retrocomputação poderosa ! o que seria isso, um encontro com pessoas que possuam equipamentos, ou interesses, ou gostem daquelas maquinas incríveis… da idade da pedra !!! kkkk

Ele destaca que a Cultura Maker Fomenta a Cultura Tecnologica: visto que as pessoas fazem por profissão na tecnológica, e que a grande maioria fazer por obrigação, já na cultura maker, ela mostra que a tecnologia é legal, e que o maker se envolve e vai aprendendo porque faz parte do processo…

Pedi uma frase de efeito, para o Emerson, Ogro Style… ? Ogro Style não tem frase de efeito… mas deixou uma frase “Vem em jejum para comer a pizza e aprender sobre tecnologia” !

Para quem gostou da história do ABC Makerspace e quiser conhecer, tem Terças do Arduino, e a Quinta da Tempestade Cerebral, que são encontros semanais em que se discute assuntos relacionados ao mundo maker, conversa bacana, papo de boteco, muita amizade, um clima incrível de descontração… e aprendizado…

4 curtidas

Ficou muito boa a matéria sobre o ABC MakerSpace, realmente é o único no abc, e espaços assim e de grande importância para o desenvolvimento tecnológico, pois a inovação tecnológica acontece nos meios onde respiram tecnologia.

1 curtida

Muito legal essa matéria. Limpa, direta, simples e descontraída. Parabens!

1 curtida

Euclides,

Bom dia, obrigada pelo seu comentário. Esse era o intuito da matéria. Consegui captar exatamente o retrato do ABC Makerspace. Muito obrigada mesmo pelo teu posicionamento. Abraços…

Wanderlei,

Grata pelo posicionamento sobre a materia. Também creio que a proliferação de espaços makers seja realmente importante para a fomentação da cultura. Precisamos, fomentar e disseminar a cultura do “Do It Yourself”, por isso o tema da materia… Grata pelo teu posicionamento, novamente! até a próxima matéria…