Começando com Arduíno

Boa tarde a todos!
Estou querendo começar com Arduíno, porem não sei nem por onde começar.

Fico muito grato se me respondessem sobre a linguagem, sobre mercado e ate mesmo se é fácil ou não começar.
Obrigado!

@Rodolfo Qual é o seu nivel de instrução em relação a eletrônica, programação e computadores?

Pois começar com o arduino depende do nível de instrução mínima nestes conhecimentos para podermos ajudar indicando como vc começar.

Abraços.

Em eletrônica é basicamente o minimo possível, programo em php e estou começando a estudar java(autodidata), já trabalhei um bom tempo em manutenção de computadores.

Queria saber o “passo-a-passo” para começar a trabalhar com ele

Bem o primeiro passo naturalmente é adquirir um :slight_smile: Resolvido esse ponto eu indicaria o clássico piscar led. É legal tentar entender que o seu código estará dividido em duas partes. Uma dedicada a configuração do microcontrolador (a função setup) e uma outra dedicada ao seu sistema propriamente dito(a função loop ) As possibilidades são bem numerosas. Você não deve ter dificuldades em encontrar tutoriais detalhando um pouco mais isso que eu te expliquei.

Também estou iniciando e este site está me ajudando um pouco: http://www.eaduino.com.br/

Cara compra o livro Arduino Basico tem vários projetos, você também pode adquirir um kit arduino com componentes, recomendo esses por além de virem com arduino e cia vem com guias e projetos para desenvolver.

http://www.buildbot.com.br/produto/arduino-starter-kit/
http://www.buildbot.com.br/produto/sparkfun-inventors-kit-v3-1/
http://www.buildbot.com.br/produto/dfrobot-beginner-kit-para-arduino-v3-0/

Se não tiver noção nenhuma de programação compra o livro Arduino primeiros passos, mais simples.

Rodolfo, temos um tutorial de programação para iniciantes em nosso site que pode te ajudar:
https://www.circuitar.com.br/tutoriais/programacao-para-arduino-primeiros-passos/

Abraço!

esse site tem projetos passo a passo de arduino e outros sistemas embarcados, eles obedeçem uma ordem cronológica de aprendizado e é bastante didático!

http://www.arena-maker.com/projetos-arduino/

Pessoalmente recomendo a robocore.net pois possui kits, e possui um cd detalhando os códigos que vem e tudo em português. Porém o preço de um kit é meio salgado. Mas vale a pena olhar ,Material muito bom.

Recomendo videos no youtube tbm, so botar la “arduino tutorial” ou "arduino iniciante"
Em relação a mercado, se você está pensando em vender soluções com o arduino não é uma boa, arduino é uma placa de desenvolvimento de prototipagem.
Meu drive com alguns livros
https://drive.google.com/folderview?id=0B7nzoke9KkNYflRUSW83cEFZdjFmeHpmS0d6N0hBSnJwRG9rOTkzOG51c056ejBtZVVwRVE&usp=sharing

Inicie a programação em C por aqui, se for de seu interesse é claro, segue link.

Ótimas indicações para quem está começando, que é o meu caso. Valeu !

Da uma olhada aqui no fórum no tópico “Apostila para iniciantes”. Muito boa para começar.

Gente, boa tarde!
Até os materiais pra iniciantes são difíceis, gosto mais de projetos, é meu primeiro semestre, a minha irmã faz faculdade junto comigo e ela gosta muito de Arduíno, eu sempre achei que fosse mais para o gosto dela mesmo rs.
Só que sou apaixonada por Mario, quando vi esse projeto em Arduíno com essa luminária do Mario, foi o que me motivou a começar haha. É facilzinho sim, agora estou começando meu TCC.
Pra que quiser saber o link vou deixar abaixo, estava no grupo da facul, espero que ainda funcione: https://goo.gl/cskNVs
Beijos =*

Vou tentar vos ajudar com o que me ajudou, vídeo aulas, existem dois canais muito bons no youtube sobre Arduíno, seguem abaixo:

e

o último não tem la uma boa qualidade no material pois o Renato Aloi não tinha muitos recursos, mas o conteúdo e a didática dele são ótimas

Bom dia, fazedores!! Também comecei a estudar o Arduino. Confesso que estou apanhando na programação… Mas estou na luta!

Um bom site com projetos práticos: