Conexão Antena 2.4ghz --> IC (Feed / Impedância)

Pessoal, pretendo utilizar uma antena 2.4ghz (smd) em meu projeto, o problema é que a mesma possui dois pinos de Feed e dois GND’s (um para cada feed?) mas meu IC possui apenas um pino de Feed, no caso, se eu fizer a conexão apenas de 1 Feed e 1 GND ela funcionará normalmente ou é necessário que TODOS os pinos estejam conectados?

Mais uma dúvida: A Antena precisa de uma linha com impedância de 50 Ohms, alguém saberia me dizer como posso manipular a impedância da mesma? Definindo a impedância de uma linha, não afeta o resto do circuito?
Caso a Impedância esteja errada, o quão grande pode ser a perda de sinal?

Obrigado desde já!

@arthur_albert990 A impedância da linha será controlada pela geometria da mesma e pelas características do material da placa. Você consegue calcular isso utilizando a calculadora do kicad por exemplo, porém o mais prático a se fazer é pegar algum reference design do fabricante do seu componente e usar o mesmo layout que ele utiliza. Nos datasheets dos seus componentes há alguma indicação, layout e etc?

1 curtida

Explicar eh complicado:
http://www.antenna-theory.com/basics/impedance.php
http://www.antenna-theory.com/measurements/impedance.php

1 curtida

@Euripedes_Rocha, infelizmente o fabricante não tem nenhum design de referência em relação a linhas de impedância, de qualquer modo checarei com o suporte técnico, vai que eu dou sorte né?

@Thomaz_Barros Obrigado pelas sugestões, vou dar uma lida!

Qual o fabricante? Geralmente há um reference design.