Quais ferramentas um Fazedor precisa ter obrigatoriamente no seu laboratório?

A postagem está de acordo com o que penso atualmente sobre o que se deve ter em uma bancada de hobbysta, bem enxuto. Conheço pessoas que tem n coisas que nunca vão utilizar e servem apenas para mostrar que tem o bagulho, mas para uso mesmo, uma vez ou outra…

Em relação a mim, nem estação de solda eu tenho e não tem feito muita falta a não ser pelo fato de ter que esperar 10 a 15 minutos para poder utilizar o ferro. O que realmente tem me feito falta é um osciloscópio, mas não tenho a mínima previsão de quando poderei ter um.

Esta postagem do Victor Trucco também é bastante esclarecedora a respeito disso, ele bota muita coisa que o pessoal tem apenas para encher listas como mera “frescura”, por isso mesmo, se eu decidir ter uma estação de solda no futuro, provavelmente será uma dessas.

Outras ferramentas são bem relativas com os objetivos do fazedor, por exemplo, para quem produz PCB’s para seus protótipos, eu diria que precisa ter um Dremel com mini serra, pois, por experiência própria, aqueles “kits para cortar pcb” são os piores investimentos que alguém pode fazer…

Sobre a segurança, entendo que os pontos que se deve ter maior concentração é no momento de soldar, algumas pessoas não sabem mas, dependo da qualidade do estanho, das condições e perícia, a solda pode “estourar” e ir direto nos seus atentos olhos, por isso, use um óculos de proteção no momento da solda, outro ponto a atentar em relação a isso é a fumaça do estanho, que é tóxica, se você pretende se proteger sozinho, talvez uma máscara seja suficiente, mas se tem uma família e o local não é tão grande, é recomendável utilizar algum aparelho para se livrar da fumaça, como um exaustor portátil.

Já quem faz seus próprios protótipos de placas, lembrem-se que muitos recomendam limpar a placa passando palha de aço, mas não dizem que respirar as fagulhas de cobre não faz muito bem para saúde, por isso, use uma máscara e ao manusear os ácidos, óculos de proteção, luvas e avental. Ao cortar placas, dobre a atenção, para não adicionar seus dedos no pacote (vale para quem usa alguma micro retífica e serras sem protetor).

Quem usa processo de dry film, se for queimar o filme com alguma lâmpada que não filtre UV, o que acelera incrivelmente o processo, lembre-se de fazer pelo menos um invólucro para a lâmpada e não fique admirando a luz… Veja bem, duas lâmpadas comuns a 20cm levam cerca de 20 minutos para queimar o filme, uma lâmpada de luz negra deve levar uns 20 segundos… Imagina isso nos teus olhos… Dependendo do tamanho da placa, você pode usar até aqueles “apagadores de eprom”.

Pode parecer besteira, mas já vi vídeo-tutoriais pela internet, em que o cara mete a mão totalmente desprotegida em soluções químicas, então, acho interessante esclarecer estes pontos.

1 curtida