Qual o melhor caminho para começar a trabalhar com robótica?

Caros, faz um bom tempo que quero começar a montar alguns projetos de robótica. Começando com robôs bem simples com rodinhas e controlados por um Arduino ou outro microcontrolador e evoluindo para alguns robôs humanoides com vários servos, inteligência artificial e visão computacional.

Porém, nunca estudei direito o assunto e estou em busca de qual a melhor maneira para começar a me aventurar pela robótica DIY.

E ai, quais as suas melhores dicas de sites, tutoriais, kits, plataformas, etc?

Abraços!

Oba mlemos!

Quando você pergunta “qual o melhor caminho para começar a trabalhar com robótica?”, quer dizer pra começar a mexer com robótica, ou de fato ganhar a vida pesquisando e desenvolvendo robôs?

Um site que é referência pra mim, já um pouco antigo, mas que percorre muito bem todo o básico é o Society of Robots www.societyofrobots.com. Quando quero relembrar alguma coisa volto lá.

Na época que trabalhava com pesquisa em robôs móveis, lembro que acessava o fórum do www.robocore.net pra pegar uns bizus.

Outra referência formidável é o tutorial super completo da equipe Riobotz, com foco em robôs de combate mas que se estende facilmente à robótica móvel em geral.
http://www.riobotz.com.br/riobotz_combot_tutorial.pdf

Valeu! Abraços!

1 curtida

Olá @rafaelvc, meu interesse é mais como hobby e curiosidade mesmo do que profissional.
Quero montar pequenos projetos para me divertir e brincar com minhas filhas.
Valeus pelas dicas!

Para aprender como hobby tem também como opções o fórum português (o pessoal de lá costuma receber muito bem os brasileiros no fórum) http://lusorobotica.com/index.php?action=forum tem também o fórum clube do hardware http://forum.clubedohardware.com.br/ que é uma boa opção pra tirar dúvidas mais complicadas de programação e eletrônica e tem também o Instructables http://www.instructables.com/tag/type-id/category-technology/channel-arduino/ que tem vários exemplos de projetos caseiros com o arduino.

Olá meu interesse é mais como hobby e curiosidade mesmo do que profissional.
Quero montar pequenos projetos para me divertir e brincar
Valeus pelas dicas!
Aprendi Varias novidades avaçado http://www.cursoderoboticaonline.com/