Circuito arduino para substituir protoboard?

Atualmente faço meus projetos na protoboard, porém queria saber quando eu for colocar meu projeto na caixa de madeira (local onde vou fazer o experimento), como levar o circuito para a caixa sem ter que colocar a protoboard dentro da mesma? existe algum material que precisa construir para substituir a protoboard e deixar o mesmo circuito funcionando?

Saiu um artigo sobre confecção de PCB’s recentemente no Blog do Fazedores, é uma leitura recomendada para você, além disso, acho importante comprar um gravador de AVR também ou usar o próprio Arduino como ISP.

Dominando essas duas coisas você conseguirá a produzir o teu circuito completo .

Olá @Filhow, uma outra alternativa e comprar umas placas de circuito impresso prontas que tem as trilhas iguais às dos protoboards. Assim você pode replicar seu circuito exatamente como fez no protoboard. De uma olhada na foto para ter uma idéia do que estou falando…

Veja que ela tem exatamente a mesma configuração de trilhas das protoboards, porém é feita para instalações mais permanentes como a que você está falando. Aqui no Brasil você encontra destas placas (parecidas) para comprar lá na Santa Efigênia e em outras lojas de componentes. Em alguns casos as trilhas não são na mesma configuração das protoboards, mas você mesmo pode fazer as conexões como precisar. Alguns exemplos aqui:

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_22347_4689_Placa-Padrao-Furacao-Ilha-20x30-cm-Cod-20-30-

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_22354_4689_Placa-Padrao-Trilha-PP-02-11X12-5-cm-

E como o @sksdutra já falou, acabamos de fazer um super artigo sobre como fazer placas de circuito impresso lá no Fazedores. Dê uma olhada!

s e boa sorte!

opa Lemos, essa da imagem resolveria perfeitamente meus problemas, quanto a fazer manualmente para mim fica inviável, primeiro que não sei manipular os componentes necessários para criar nem tempo, olhando com calma esse fim de semana conheci as placas de circuito impresso padrão já perfuradas, olhando na loja que você recomendou não encontrei esse idêntico a da imagem. Enfim, as PCBs padrão resolverão meu problema, mas essa da imagem seria perfeita pois já tem até os encaixes dos parafusos que preciso.

obs: preciso que seja no máximo, 10x10 ou 10x15

@Filhow você encontra placas bem parecidas lá na Santa Efigênia. Onde você mora?

No Mercado Livre você encontra, dê uma olhada…

http://lista.mercadolivre.com.br/placa-protoboard-perfurada

[]s e boa sorte!

já estou olhando algumas do ML, sou do interior da paraíba então Santa Efigênia está fora de cogitação kkkk.

1 curtida