Hm… Pelo que entendi foi feito com o Discourse. Um dos criadores é o Jeff Atwood (que também criou o Stack Exchange e o Stack Overflow). O código é livre e parece que começaram em fevereiro de 2013 (pela primeira postagem no blog do projeto).
Isto, o Fórum está usando a plataforma Discourse que foi nasceu do zero para ser uma ferramenta de fórums bem completa e moderna.
Ela utiliza frameworks para front-end como Ember.js e no back-end temos Ruby on Rails.
Já a parte de persistência utiliza PostgreSQL.
E o Redis é usado para filas e outros processos assíncronos.
Sempre interessado em saber o que tem “dentro das coisas” estava curioso para saber a tecnologia do fórum. Estou gostando do fórum do ponto de vista de tecnologia. O conteúdo acredito que vá crescendo a medida que chegarem mais fazedores.
Ah gostei do termo fazedor.
Eu também gostei desta nova geração de fóruns para discussões de internet, eu tenho um IPB mas no futuro irei migrar a plataforma, pois o conceito é muito mais dinâmico, rápido e permite focar no que é realmente importante e recente na comunidade.
O gargalo dessa nova geração é que ela é muito consumidora de recursos, em parte graças ao uso intensivo de Javascript, tanto no servidor quanto no cliente. O discourse, software utilizado no fórum dos fazedores, recomenda que o servidor disponha de 2GB de RAM, isso é bastante, tendo em vista que a maioria dos bons planos custo/benefício de hospedagem oferecem inicialmente 512MB.
Espero que otimizem ainda mais os engines dos navegadores e o custo de memória caia nas hospedagens e, quem sabe, em algum tempo poderemos dispor mais facilmente de um fórum com este conceito.