Como foi feito o fórum fazedores?

Fazedores gostam de saber como as coisas são feitas. Estou adorando as idéias, a funcionalidade e o visual limpo deste fórum!

Que ferramentas (linguagens e frameworks server side e client side foram usados)? Qual o banco de dados? Quem fez? Em quanto tempo?

E a pergunta que não quer calar: tem o código disponível com uma licença livre?

Valeu, Manoel Lemos, parabéns por mais essa iniciativa!

Tenho certeza que o fazedores vai ser um sucesso!

2 curtidas

Esse fórum foi feito com Discourse, tipo um phpBB da vida, mas muito mais moderno e feito em Ruby.

É uma plataforma com código aberto, você pode visualizar o código aqui - https://github.com/discourse/discourse

Tem uma lista das tecnologias usadas aqui tmb - https://github.com/discourse/discourse#built-with

3 curtidas

Hm… Pelo que entendi foi feito com o Discourse. Um dos criadores é o Jeff Atwood (que também criou o Stack Exchange e o Stack Overflow). O código é livre e parece que começaram em fevereiro de 2013 (pela primeira postagem no blog do projeto).

Isto, o Fórum está usando a plataforma Discourse que foi nasceu do zero para ser uma ferramenta de fórums bem completa e moderna.

Ela utiliza frameworks para front-end como Ember.js e no back-end temos Ruby on Rails.
Já a parte de persistência utiliza PostgreSQL.
E o Redis é usado para filas e outros processos assíncronos.

É 100% open source!

4 curtidas

Parabéns pessoal! Excelente! :smiley:

Sempre interessado em saber o que tem “dentro das coisas” estava curioso para saber a tecnologia do fórum. Estou gostando do fórum do ponto de vista de tecnologia. O conteúdo acredito que vá crescendo a medida que chegarem mais fazedores.
Ah gostei do termo fazedor.

1 curtida

Eu também gostei desta nova geração de fóruns para discussões de internet, eu tenho um IPB mas no futuro irei migrar a plataforma, pois o conceito é muito mais dinâmico, rápido e permite focar no que é realmente importante e recente na comunidade.

O gargalo dessa nova geração é que ela é muito consumidora de recursos, em parte graças ao uso intensivo de Javascript, tanto no servidor quanto no cliente. O discourse, software utilizado no fórum dos fazedores, recomenda que o servidor disponha de 2GB de RAM, isso é bastante, tendo em vista que a maioria dos bons planos custo/benefício de hospedagem oferecem inicialmente 512MB.

Espero que otimizem ainda mais os engines dos navegadores e o custo de memória caia nas hospedagens e, quem sabe, em algum tempo poderemos dispor mais facilmente de um fórum com este conceito.

1 curtida