Controle Motores Brushless DC

Boa tarde,

Preciso fazer o controle de 3 motores DC Brushless (2pcs 5208-75T+1pc 5208-180T) para um Gimbal 3D. Andei pesquisando um pouco sobre soluções para o controle deste tipo de motores e encontrei alguns kits na Texas Instruments. Há também algum material para desenvolver do zero o controle dos motores.

Alguém que já trabalhou e controlou este tipo de motor poderia indicar algum kit para eu comprar, ou mesmo, ajudar no projeto do desenvolvimento do controle?

Att.
Marcelo Henrique

Ola nunca trabalhei com Brushless, na verdade, sei muito pouco sobre motores e suas variedades, mas tenho feito alguns experimentos e posso partilhar algumas coisas.

Eu estou, aos poucos, tentando fazer um driver para um motor de passo que tenho aqui, no tempo que estou em casa e minha bebê dorme, então é um tempo extremamente curto e evolui devagar… No caso dos motores de passo, eles precisam ser controlados por array de transistores de potência.

Uma vez eu fiz um driver para motor DC comum, você precisará de um transistor de potência, o meu era um daqueles pequenos e usei 1 TIP122 e um diodo, no caso desse tipo específico, não posso afirmar, mas creio que seria a mesma coisa, a escolha do transistor seria com base na potência que ele precisa.

Há de se considerar que driver é diferente de controlador… O driver é só a interface para fazê-los funcionar sem comprometer o esquema, já o controlador é o que vai enviar os comandos de fato e acho que está mais atrelado a questão de firmware mesmo.

Espero ter ajudado.

1 curtida