Dicas sensoriamento com fibra óptica

Boa tarde pessoal!

Sou aluna do curso de engenharia de telecomunicações e vou iniciar o desenvolvimento do meu TCC neste ano. Gostaria de fazer algo na linha de sensoriamento com fibra óptica, utilizando aplicações de rede de bragg talvez.
Alguém já trabalhou com algo nessa linha e tem alguma sugestão ou dicas que possa me dar??

Obrigada por enquanto galera

@GBatistela deixa ver se eu entendi para poder ajudar.

Seu interesse é utilizar fibras ópticas para transmitir sinais analógicos de sensores convertidos para luz laser?

Se positivo, creio que encontrará muita ajuda por aqui. Dependendo do tipo da aplicação que deseje alguma plataforma de desenvolvimento dessas por ai (Arduino, Raspberry) vai reduzir o tempo de desenvolvimento do TCC.

Se sua intenção é utilizar sensores baseados em fibras ópticas (FBG) pode ser que aqui você encontre um norte para iniciar o TCC,

Nos diga qual a linha que você vai seguir para que possamos dar nossos “pitacos”, rs.

Abraços.

1 curtida

Oii @WagnerB :smiley:

Eu ainda não defini nada concreto, estou realmente nessa fase, dando uma olhada ampla para conseguir definir algo legal!

A ideia de utilizar utilizar fibras ópticas para transmitir sinais de sensores também é bem legal, mas é um pouco fora do que tinha pensado .Inicialmente tinha pensado em utilizar os sensores FBG mesmo, talvez um desenvolvimento teórico do funcionamento da célula de Bragg utilizando como prova de conceito uma aplicação de um dispositivo dessa categoria, porém não estou encontrando muito material nessa linha.

@GBatistela

Realmente é um campo interessante e pelo pouco que li me parece que permite diversas aplicações de sensoriamento.

Não me aprofundei sobre o assunto mas creio que deva existir muita documentação sobre o assunto. Li esse capítulo abaixo e achei a abordagem muito boa para o que você pretende.

Agora quanto aos dispositivos FBG (fiber bragg grating) encontrei essa referencia da National sobre eles.

http://www.ni.com/white-paper/11821/pt/

E sensores da HBM

Boa sorte no seu TCC e qualquer coisa grite.

Abraços.

1 curtida

Sim, o campo é vasto e muitissimo interessante!
Adorei esse conteúdo da PUC-Rio, ele abrange toda a base do conceito de uma forma muito didática, ajudou bastante.
Estou na fase de estudar ao máximo o assunto para conseguir encontrar uma aplicação bacana e viável para fazer a minha prova de conceito (protótipo), vamos ver como segue…
Obrigada pelo apoio @WagnerB e ajuda!

Olá pessoal,
Sou do curso de Engenharia Elétrica e achei este tópico pesquisando pelo Google algumas coisas. Basicamente, faço parte de uma equipe que constrói um protótipo de carro elétrico. Temos sensores analógicos e digitais para tensão, corrente, velocidade, etc. e a telemetria do carro parece encaminhada. Porém, um grande problema será o altíssimo nível de ruído provocado pelo nosso motor que será chaveado a altas frequências.
Deste modo, eu gostaria de um material para estudar a possibilidade da conversão do sinal de medição (analógica ou digital) para sinal óptico e do sinal óptico para um sinal analógico ou digital para leitura do microcontrolador.

Agradeço muito se puderem ajudar.