Dispositivo de localização duvida e ajuda

ola eu estou com projeto que ainda não esta em andamento, porem precisarei de ajuda para responder minhas duvidas pois sou novo na área, preciso criar um dispositivo com Arduíno que identifica o local que estou dentro da minha casa e com essa identificação ele falar o local com um alto falante.

Uma maneira de vc fazer isso é por meio de RFD vc pode ligar varios detectores de RFD nos comodos da casa um com um TAG diferente funcionaria com uma lógica parecida com as dos pedágios cada local que vc passa é emitido um comando só que em vez de abrir a cancela do pedágio ele executaria um arquivo de audio onde vc gravaria sua posição e a saida seria um dispositivo de reprodução de audio.) acho que o arduino não atenda o que vc quer, mas isso pode ser rapidamente solucionado com um raspberry pi que é incomparavelmente superior ao arduino e é bem acessivel.

Olá
Uma solução são os beacons com Bluetooth 4.0. Esses Beacons são como faróis que emitem um sinal. Um outro dispositivo como o smartphone que recebe esse sinal pode fazer uma estimativa de distancia e localização por meio da intensidade do sinal que é recebido.
O legal é que hoje é relativamente simples e barato criar esses dispositivos.
Você pode montar seu beacon utilizando uma plataforma de baixo custo (menos de 15 reais) usando por exemplo o chip NRF51822, o mesmo utilizado na placa micro:bit. Além de pequeno, barato é poderoso pois é um SoC (System on Chip) com processador ARM, o rádio Bluetooth 4.0 e pinos de entrada e saída. O melhor é que pode ser programado com a interface IDE.
Veja esse material sobre Iot com Bluetooth, talvez seja o que procura: http://bit.ly/iotble
Escrevi um pouco sobre o NRF51822 no meu blog.
Abraço

Marco