Dúvidas Monitor de Energia com Arduino

@caiocosta exatamente, substitua os valores, ficará assim emon1.current(CT_PIN, 111.11);
é uma ótima ideia vc ir usando um trimpot para ir variando até achar uma resistência ideal, pode usar sim sem problemas. Abraços.

1 curtida

Abraços lucaswmsilva!!! Valeu!!!

1 curtida

ola qual sensor vc recomendaria ? para fazer isso !!

lucaswmsilva seria pedir muito que vc me enviasse seu codigo do php e do arduino…estou com o mesmo problema que vc teve lá traz, mais nao consigo resolver… meu email: caio.costa@codiub.com.br

@caiocosta podemos fazer melhor? Vamos fazer um passo a passo aqui no fórum para que todos tenham o conhecimento e possam aprender com as informações que nós trocarmos aqui, descreva até onde vc conseguiu chegar, o código que usou, qual servidor web vc consuma usar, assim ficara melhor, tudo bem? Abraços.

Desculpe…vc tem razão, é exatamente para isso que serve o fórum. Bem, um pouco depois de eu ter lhe enviado a mensagem aqui no fórum, eu já tinha conseguido resolver o problema. Era o porque eu estava usando dois servidores MySQL. Quando eu desativei um, tudo voltou ao normal. Abraços!!!

Pessoal desculpe o incomodo e ignorância.

Assisti a apresentação do Manoel Lemos no site, meu projeto de iniciação cientifica possui uma parte baseada no projeto de medidor de corrente. Pois bem, o medidor comprado foi o ECS1030-L72. Acontece que não consigo encontrar um formula, ou algo que me de a resposta da constante de calibração. Peço a ajuda de vcs estou no fim do projeto e não pensei que iria emperrar neste detalhe, não estou conseguindo achar a bendita constante, abaixo segue o datasheet.

Estou desesperado como @lucaswmsilva estava la atrás, por favor me ajudem.
Att.

@felipeapalexand vamos destrinchar seu projeto, vemos que vc não está usando o transformador de corrente que nós utilizamos aqui, o que usamos é o SCT 013 000 que faz a leitura de até 100A, o seu TC lê até 30A, mas antes de mais nada para podermos começar, forneça uma diagrama elétrico do seu projeto, ou passe o link do tutorial que vc esta seguindo para montar, pois precisamos saber os valores dos resistores que vc está usando para partir para os cálculos do Burden Resistor e poder fazer um divisor de tensão de acordo com as especificações do seus TC. Te aconselho e muito seguir o tutorial do site www.openenergymonitor.com para montagem do seu hardware, ou seguir a montagem de acordo com o que o @mlemos fez em sua apresentação no CPBR, pois é a partir dai que nosso projetos foram baseados.
Abraços até mais.

@lucaswmsilva desculpa a demora, faculdade, serviço e resolver os problemas do projeto acabam com o tempo destinado a entrar na net rsrsrsrs. Bom vamos lá conseguimos resolver em parte o problema da calibração fazendo uso da interpolação, usamos os dados do próprio sensor e chegou muito próximo do que medimos com o amperímetro. O problema é aquele resíduo quanto o circuito está desligado, não conseguimos zera de jeito nenhum, sabemos que pode ser interferência externa e até nas entradas analógicas. Mesmo assim gostaríamos de uma opinião sobre como calcular esse fator de calibração de uma maneira mais correta. Vamos lá, destrinchar o projeto.

Bom esta é a montagem que fizemos baseado no projeto do @mlemos.
Resistor de Carga = 10 Ohm
Resistor do Divisor de Tensão: 100 KOhm
Capacitor: 10 uF 16V

Este é o projeto quase completo, talvez os outros módulos alterem a calibração.

O projeto consiste no controle de uma sala usando RFID, integrando a um banco de dados e por ultimo um monitoramento da energia do ambiente. Conseguimos integrar todos os módulos através de comunicação SPI, módulo de Ethernet, Cartão SD , Leitor RFID e colocamos sensores de presença, relé para controlar a porta e por ultimo o sensor de corrente. Falta somente o banco de dados enviar a informação pro Arduino, para atualizarmos o Cartão SD onde será feita a consulta das Tags para dar acesso ao ambiente.

Falta pouco pessoal kkkkk, graças a vcs e a disponibilidade de todos o projeto está chegando ao fim !!! Obrigado

@felipeapalexand este resíduo é algo que é complicado, no meu projeto sobra 0,27 Watts de resíduo, um detalhe importante são equipamentos que geram interferência, no meu caso notei que o notebook quando estava próximo a interferência aumentava e muito, uma solução momentânea para zerar a interferência quando não há nada conectado nos sensores e criar um circuito simples que joga a porta analógica do Arduino a um nível 0, ou seja no GND, assim os valores são printados em 0 quando não há nada conectado, mas se o valor for mínimo pode se considerar desprezível, não afetando muito na aferição, no seu TCC vc pode colocar que os resultados foram satisfatórios e é desprezível a sobra de potência, mostrando o valor medido real pelo amperímetro, mostrando a diferença em porcentagem do amperímetro e do seu projeto.

@adriana_vale_lcs muito Obrigado!!! Então eu usei outro sensor de corrente o ACS712ELC e este também possui um resíduo pequeno, a conclusão que ceguei foi realmente esta, o sistema não é ideal e há interferências externas. Muito obrigado novamente pela disposição em responder a pergunta!!!

@mlemos tudo bem cara? quanto tempo né, vejo que vc esta bastante ocupado ultimamente em viagens para os eventos, inclusive vou te dar um conselho quando for em algum evento no Rio não vá de botas para praia viu, como tu fez da ultima vez rsrss. Mas de volta ao assunto do monitor de energia, cara ajustando a página index.php para a apresentação na faculdade, percebi alguns valores que não entendo de onde esta surgindo, analisei o codigo, mas não entendi de onde vem esse resultado, e o que é esse numero que é exibido em Consumo das Ultimas 24 horas, ex. 2014-10-28 12:20:06 ==> 1414506006.0 <== este numero em negrito que não consigo saber o que é, no código index.php a seguinte linha de comando exibe esses valores
echo("$horario_atual ==> "); echo(strtotime($horario_atual));
Obrigado @mlemos mais uma vez, forte abraço.

Opa, tudo joia?
Ando meio sumido… vida corrida por aqui.
Estas duas linhas servem para depuração e você pode simplesmente removê-las.
[]s

Manoel

Muito obrigado novamente @mlemos, vou te enviar a monografia quando eu finalizar, seu nome está lá como agradecimento de sua ajuda, vai para a biblioteca da Universidade para ficar disponível aos alunos da instituição, cara vc vai participar do Intel IoT Roadshow? eu consegui garantir minha vaga e para quem conseguisse participar a Intel vai fornecer um Kit Intel Galileo 2 e um kit de sensores gratuitamente, da tempo ainda de se inscrever, mais detalhes no site:
Intel IoT Roadshow
desculpe sair do contexto do fórum, mas é uma informação que é de interesse seu, que faz parte do movimento Maker, fica com Deus @mlemos, valeu.

o meu esta dando falha na conexão, ja configurei tudo

Bom dia Manoel @mlemos estou trabalhando neste projeto de monitorar energia, porém estou tendo uma dificuldade na comunicação com o meu MySQL, fiz todos os passos indicado mas na etapa de medição está aparecendo a mensagem abaixo, você ou alguém do grupo poderiam me ajudar? Obrigado e valeu pela força.

Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in C:\xampp\htdocs\energy\index.php on line 24

Olá Ricastro,

Me fale mais de sua configuração (servidor, php, banco, etc).
E, se puder, cole aqui o código do programa onde está o erro.

[]s

Manoel

@Ricastro, tente apenas desativar os erros no código PHP, a linha de exibição de erros esta habilitada, para que não fique exibindo os erros na sua página deixe ao inves de error ON mude para error OFF, mas certifique se que tudo esteja se comunicando, pois com estes erros que é possivel fazer a depuração do código, e se estiver como OFF os erros, vc n poderá enxergar onde esta o defeito, para vc poder testar se o banco de dados esta recebendo os valores, dê um GET, como o @mlemos citou num tópico acima, e veja se os dados que vc enviou via GET estão armazenados no banco de dados.

Abraços.

@lucaswmsilva

@lucaswmsilva valeu pela resposta, fiz isso man, e o servidor registra a coleta de dados, mas pára por aí, estou fazendo dos dois jeitos, com XAMPP e com o Sinatra, em projetos paralelos… Pelo que estou percebendo o servidor não está recebendo os dados do arduino… Acho que é aqui que vc pode me ajudar, no código do arduino são 3 campos para inserir o ip, estou colocando 127.0.0.1 em todos e quando pede coloco a respectiva porta, é isso mesmo? Valeu. Abraços.

Olá @mlemos, resolvi este problema e já consigo imprimir na tela o gráfico, mas não estou conseguindo coletar os dados da placa, fiz um print da tela pra ver se ajuda… Estou usando MySQL + Apache no XAMPP e os códigos é o que estão no fórum, segui as orientações que você deu ao @lucaswmsilva e travei nesta parte… Valeu pela atenção e forte abraço.