Dúvidas Monitor de Energia com Arduino

Olá, estou buscando um projeto para meu TCC de engenharia elétrica, e gostei do video que o Manoel Lemos fez do projeto Monitor de Energia com Arduino apresentado no Campus Party, tenho bastante dúvidas que são as seguintes, no caso eu queira monitorar 3 fases o que eu preciso incrementar nos códigos e no hardware?, e por favor explique como faz para configurar o servidor web, se possivel um passo a passo pois essa parte não tenho conhecimento, qual servidor usar, configuração para comunicação entre arduino e servidor web, etc, o post do Manoel Lemos abriu uma luz no fim do túnel pois eu estava sem projetos para meu TCC que incorporasse microcontroladores e elétrica de potência, agradeço a todos que deram uma atenção a meu projeto.

2 curtidas

Olá @lucaswmsilva, tudo joia?

Vamos lá…

  1. Monitorar 3 fases: isto é bastante simples. Basta você precisará de 3 sensores de corrente (um para cada fase) e de repetir o circuito de integração do sensor de corrente para o Arduino. Sendo que cada um deles entrará numa entrada analógica diferente do Arduino. Depois, no software, você precisará de criar três instâncias do monitor de energia, uma para cada fase, repetindo o código que faz isto e configurando corretamente o pino onde cada sensor está conectado.

  2. O servidor de web pode ser implementado de várias maneiras. O jeito mais simples é um pequeno script php que simplesmente recebe os valores enviados pelo Arduino nos parâmetros da URL. Você prefere trabalhar com qual tecnologia para o servidor web? Na apresentação utilizei o servidor de web SINATRA com a programação em RUBY.

Espero ter ajudado e fico aguardando novos contatos.

[]s e obrigado por usar o Fórum Fazedores.

Ahh… e se quiser/puder nos ajudar, divulgue nosso site e nosso fórum em sua escola. Tenho certeza de que outros alunos também gostarão de participar desta aventura. :wink:

2 curtidas

Olá pessoal