Exportando arquivo do Rhino para 3dprimir

olá!

alguém tem alguma dica de exportação de modelo do Rhino para arquivo .stl?

estou usando o Repetier-Host com o Slic3r, e não estou conseguindo gerar o gcode.

acho que é problema com a geometria…

o arquivo do Rhino está aqui
e o .stl aqui

toda ajuda será bem vinda!
obrigado!

Caros @vmiguel, @felipesanches e @patola… isto é com vocês! Mas em breve me juntarei a turma do 3d printing!

1 curtida

Cara, não sei. Seu STL funcionou direitinho aqui, olha:

Vale notar que eu também abri o STL no meshlab e no netfabb-basic e não vi nenhum problema!

valeu pela ajuda, Patola!

na hora de fatiar com o Slic3r o erro que aparece aqui é esse, GENERATED G-CODE NOT FOUND:

tentei com a geometria simplificada, sem a triangulação interna, e dá o mesmo problema.

já testei com outros arquivos que baixei do thingverse e funciona, então não deve ser problema exclusivo do Slic3r.

se tu salvar o gcode gerado, eu poderia usar aqui ou o gcode é feito com base em determinadas caracteristicas da impressora/filamento?

obrigado!

Não tenho impressora 3D e nunca usei uma, mas pela imagem que você postou, o erro não é o que você desconfia que seja, pelo log, me parece que é um problema com as configurações deste Slic3r, ele diz: 1 parts won’t fit in your print area. (1 parte não encaixa na sua área de impressão). Assim, quando o Slic3r tenta dar o comando –print-center, o erro é gerado e ele não consegue escrever os arquivos gcode e obj, logo, este Repetier-Host informa que não conseguiu encontrar o arquivo de gcode, obviamente porque ele não foi gerado devido a um erro do Slic3r.

Pesquisando pela internet achei a resposta: Slic3r has its own printer size definition and that may differ from the one the host has. Check what settings you did in slic3r as the error comes from that program it must be setting there. Resumindo, a configuração do tamanho da área de impressão tanto no host como no Slic3r diferem, logo você terá que configurar o Slic3r para que ele tenha a área de impressão correta da sua impressora (Printrbot) igualzinha à do Host ou desabilitar a passagem desse parâmetro pelo Slic3r.

Os objetos que você baixou por este Thingverse, provavelmente são menores que a área de impressão definida no Slic3r, por isso, devem ter passado tranquilos e a impressora do @patola deve ter uma área de impressão maior que a sua ou o host e o slicer dele devem estar corretamente configurados (o que é bem mais provável).

1 curtida

valeu pela resposta e pesquisa, @sksdutra!

como parte da configuração do RepetierHost+Slic3r, especifiquei o volume de impressão de
10 x 10 x 10cm e o objeto tem 9 x 9 x 0,9cm,
então na teoria não era pra ter problema.

mas quando diminui a escala do objeto deu certo!
=)

a questão é que precisava ser 9x9cm…

agora surgiu outro mistério, se o volume de impressão é 10x10x10cm, por que ele não imprime objetos que cabem dentro desse volume?
seria pela borda que ela desenha antes de começar a imprimir (não mostra na minha imagem, mas mostra na imagem do Patola)?

informações que o Repetier-Host dá sobre as dimensões do objeto:

em nenhum caso não passa dos 100mm…

obrigado!

Sei lá, acho que não tem mistério não, se a área de impressão está incorretamente configurada (ou está configurada corretamente, mas é muito pequena) e o modelo original não encaixa na mesma, creio que se a escala do modelo é reduzida, nada mais natural que ele encaixe… @@ Ao meu ver você tem que abrir o slic3r.ini e resolver logo o problema do tamanho da área de impressão para que corresponda ao tamanho da Printrbot e do Repetier ao invés de diminuir a escala dos objetos para que se adequem, porque aí já vira gambiarrazor.

por isso que falei que é mistério, já está configurado no tamanho correto no slic3r.ini:
bed_size = 100,100

mas a questão era justamente a borda, o skirt. estava configurado no Slic3r o skirt com o offset de 6 mm, então 95+6 =101, passando 1mm da área de impressão. já ajustei pra 3 e agora deu certo rodar o Slic3r com o modelo original!

achei este link sobre o assunto: http://www.simplify3d.com/support/tutorials/rafts-skirts-and-brims/

super-valeu pela ajuda!

Bom, no final das contas era relativo à área de impressão, que bom que foi resolvido!

2 curtidas