Plataforma web para visualizações de informações no contexto de IoT

Olá pessoal do fórum, sou um estudante de sistemas para internet e para meu TCC farei uma plataforma para visualização de informações focado em tecnologias IoT. Por isso gostaria de saber algumas coisas da comunidade Maker para me auxiliar. Vocês utilizam algum software ou plataforma que faça isso? se sim, qual? Quais as formas de visualizações de dados vocês acham que seria mais útil para a comunidade? E quais protocolos de redes vocês utilizam para enviar dados pelos dispositivos produzidos por vocês?

No momento eu tenho um protótipo básico onde é possível adicionar 4 formas de visualização de informação: Gauge, gráfico em linha, gráfico em barra, gráfico em radar. No momento é possível o envio de dados através de HTTP e MQTT. A ferramenta será aberta e gratuita, pretende atender a comunidade Maker, trabalhos acadêmicos e a prototipação de novos dispositivos.

Por esses motivos a participação de vocês seria de muito valor. Agradeço desde já, muito obrigado.
Abraços, Róger Neves.

A forma mais rápida e fácio vc poderia fazer com nodered, e vc poderá montar um servidor com um raspberry que ficara bem compacto, nodered aceita tranquilamente o MQTT e varios outros protocolo e a programação é em bloco de encaixe não precisa ser um programador profissional, não precisa saber quase nada de programação para pequenos programa , e seus dados vc pode acessa-lo da onde vc estiver via internet.