Problema com arduino e cnc Shield - eixo y e z não funcionam

Sou iniciante de arduino e atualmente fiz um projeto bem simples para começar utilizei o benbox para fazer o projetinho de realizar desenhos com caneta, porém comprei o arduino uno e a cnc shield, fiz todo o processo de configuração correto… o eixo x e o z no caso que levanta a caneta funcionaram corretamente mais o y permanecia travado… os motores estão ligados corretamente após muitos testes me falaram que poderia ser o arduino… fiz a troca do arduino e o eixo y e x funcionaram corretamente mais agora o eixo z não funciona… ja coloquei outras cnc shield para testes e em um arduino n funciona o y e no outro não funciona o z… os driver dos motores estão regulados … eu não sei resolver seria possível alguém me ajudar… ?

Amigo me deu uma ajuda imensa, vou testar ve se envia a corrente do arduino para a shield com o multimetro… mais deve ser certamente o arduino … muito azar mano Deus o livre kkk

tipo eu fiz tudo nas portas do arduino com leds ja fiz, funciona perfeito, mais na cnc shield n vai e eu to com 3 shield pq achei que era ela… vc acha que pode ser novamente o arduino ?

amigo vou fazer isso qualquer coisa relato aqui, é horrível esses defeitos mais é bom que a gente aprende…

Amigo o problema é na memória rom do arduino… troquei as rom é o arduino que não funcionava o y passou a funcionar será que é a memória rom mesmo ? vc ja viu algum tipo de defeito assim ?..

kkkkkkkkkk ja ajuda amigo obrigado pelas dicas anteriores

Boa noite colegas, tive esse mesmo problema com minha CNC, o eixo x funcionava e o restante não, utilizando arduino e CNC Shield…
Como resolvi o problema: Remova ou comente a linha 247 (onde diz #define VARIABLE_SPINDLE) do config.h do RGBL, dai é só fazer o upload novamente pro arduino e pronto… :slight_smile: