Programação visual em Blocos para Arduíno com Visuino Pro

INTRODUÇÃO

Quer aprender a programar um arduíno sem escrever UMA LINHA DE CÓDIGO EM C SEQUER? Se sim, chega junto nesse breve tutorial utilizando a ferramenta VISUINO. Nesse exemplo iremos programar comandos de “ligar” e “desligar” lâmpadas através de textos recebidos por um terminal.

DESENVOLVIMENTO

Para mais informações sobre a inicialização de um projeto no VISUINO e sobre a sua usabilidade geral, acesse um outro post [ um dia quem sabe indicado aqui ], porque neste aqui iremos direto ao assunto… 4 LEDS. TERMINAL. LIGAR. DESLIGAR. MUITA ALEGRIA. Bom, comecemos por partes…

Preparação dos componentes
image
Em nossa placa arduíno devemos ter um terminal e nossos LEDS acoplados.

O pino TXD do terminal liga-se com o RXD do arduíno e vice-versa, assim fazendo a correta comunicação com as portas seriais.
Para os LEDS, temos muitas opções no ATMEGA… Para manter perto do terminal, foram utilizados os pinos 2, 3, 4 e 5.

Programação em blocos com o VISUINO parte 1 – Recebimento e transmissão pela Serial[0] e função CharToText

Agora, dentro do Visuíno, faremos o seguinte setup:
image

  • Na porta serial[0], conforme ligação de pinos demonstrada anteriormente, ligaremos o OUT ao IN da mesma serial. Isso é um extra. Fizemos isso de maneira a sempre exibir os caracteres [sendo digitados] no display, tornando possível enxergar o que está sendo digitado.

  • Na busca de Funções do VISUINO, ao procurar por text , iremos encontrar uma função chamada CharToText (ela se encarrega de converter o char de arrays que entram pelo terminal, conforme digitamos, para uma string). Clique nela e arraste-a para dentro do projeto.

  • Agora, faça a ligação do OUT da serial[0] com o IN do CharToText . Simples assim.

Programação em blocos com o VISUINO parte 2 – Inclusão do CompareTextValue e dos Flip Flops RS

Para concluir o projeto, devemos configurar conforme descrito abaixo:
image

  • Na busca de Funções, busque por Compare Text Value . Inclua 2 desses para cada LED que houver. Agora, nas Funções, busque pelo Flip Flop RS. Inclua 1 desse para cada LED. E então, faça a ligação conforme no esquema acima.

  • Para cada compare text value , informe “True” para o ignore case (aceita o comando em texto independente da fonte estar em caixa alta ou não) e o value (texto a ser comparado). Cada LED deve ter uma comparação de texto que valida o comando de “Ligue Lampada X” e “Desligue Lampada X”. A comparação de “Ligue” deve ser ligada ao Flip Flop no Set, e a comparação de “Desligue” no Reset.

  • Por fim, ligue o OUT de cada Flip Flop no pino correspondente a seu LED/Lampada. Neste nosso exemplo:
    Flip Flop1 – porta digital 2;
    Flip Flop2 – porta digital 3;
    Flip Flop3 – porta digital 4;
    Flip Flop4 – porta digital 5.
    Pronto! Termine compilando e o software está pronto para rodar no seu arduíno! :blush: