Fala pessoal tudo bem
Eu tenho uma dúvida que nunca me sai da cabeça, já até abri um tópico mais ou menos a ver com este aqui e vocês me responderam que não vale a pena projetar um próprio módulo (exemplo, um módulo ethernet) e que compensa mais comprar um e “acoplar” ao projeto ( tópico Projeto Arduino final + modulo ethernet )
Até ai tudo bem, fui convencido que quando eu precisar por exemplo de rede no meu projeto final, eu vou colocar uma barra de pinos pra fazer o encaixe do módulo.
Agora tenho uma outra dúvida…
No caso do Arduino, se eu for fazer um projeto final tem como eu criar um Arduino Standalone, comprar um ATMega, oscilador, capacitor etc e sair da prototipação e encaminhar algo para produção…
Porém e quanto ao Raspberry ?
Eu tenho um projeto que fiz um python, ele é bem simples e eu usei o raspberry pra fazer o desenvolvimento dele.
Não tenho dependência de quase nada do Raspberry (além do python e da comunicação de rede / internet).
Se eu fosse “vender” ou distribuir em pequena escala um projeto feito em python, eu iria distribuir diretamente no raspberry ou existe alguma alternativa mais viável? Meu projeto não usa nem 10% da capacidade do Raspberry, não seria errado passar um projeto assim pra frente em um ambiente tão completo (e caro) ?
Existe alguma forma, algum circuito que rode python, ou algo do tipo de preço menor, capacidade menor, apenas pra suprir esta necessidade?
Eu encontrei uma placa chamada Pyboard porém não encontrei pra comprar nem no aliexpress pra ver direito ela…
Enfim, como vocês procederiam? Se eu uso quase nada de recursos do raspberry, devo então tentar portar isso pro Arduino…ou existe outro microcontrolador, ou algo relacionado que vocês recomendariam?
Ou é mais válido usar NodeMCU https://www.filipeflop.com/blog/programar-nodemcu-com-ide-arduino/ ?
Abs