Projeto Protótipo .VS. Projeto Final

Fala pessoal tudo bem

Eu tenho uma dúvida que nunca me sai da cabeça, já até abri um tópico mais ou menos a ver com este aqui e vocês me responderam que não vale a pena projetar um próprio módulo (exemplo, um módulo ethernet) e que compensa mais comprar um e “acoplar” ao projeto ( tópico Projeto Arduino final + modulo ethernet )

Até ai tudo bem, fui convencido que quando eu precisar por exemplo de rede no meu projeto final, eu vou colocar uma barra de pinos pra fazer o encaixe do módulo.

Agora tenho uma outra dúvida…
No caso do Arduino, se eu for fazer um projeto final tem como eu criar um Arduino Standalone, comprar um ATMega, oscilador, capacitor etc e sair da prototipação e encaminhar algo para produção…

Porém e quanto ao Raspberry ?
Eu tenho um projeto que fiz um python, ele é bem simples e eu usei o raspberry pra fazer o desenvolvimento dele.

Não tenho dependência de quase nada do Raspberry (além do python e da comunicação de rede / internet).

Se eu fosse “vender” ou distribuir em pequena escala um projeto feito em python, eu iria distribuir diretamente no raspberry ou existe alguma alternativa mais viável? Meu projeto não usa nem 10% da capacidade do Raspberry, não seria errado passar um projeto assim pra frente em um ambiente tão completo (e caro) ?

Existe alguma forma, algum circuito que rode python, ou algo do tipo de preço menor, capacidade menor, apenas pra suprir esta necessidade?

Eu encontrei uma placa chamada Pyboard porém não encontrei pra comprar nem no aliexpress pra ver direito ela…

Enfim, como vocês procederiam? Se eu uso quase nada de recursos do raspberry, devo então tentar portar isso pro Arduino…ou existe outro microcontrolador, ou algo relacionado que vocês recomendariam?
Ou é mais válido usar NodeMCU https://www.filipeflop.com/blog/programar-nodemcu-com-ide-arduino/ ?

Abs

rapberry pi e bom, em projetos que precisam da potencia de um computador, video, processamento paralelo , ou ser agnostico a arquitertura basicamente rodando em qualquer sistema com kernel linux. ser der pra rodar em um node mcu deve usar o node mcu. Tem tipo" arduinos" que rodam com python, https://store.micropython.org/ eu raramente preciso de um raspberry pi, so nos momentos que preciso de algo com capacidade de processar audio e video (tipo um carrinho controlado via we, com camera) ou eu nao quero ter que desenvolver um software pra windows, OS e linux, e a margem de lucro do produto ja e boa suficiente pra incluir um mini monitor e um raspberry pi e um mini teclado, e o cliente ja faz tudo ali.
fora raspberry pi 3, tem orange pi, banana pi, tem o pi zero, latte panda, pine, tem da intell , amd, nvidia, da sony, tem de 9 a 200 dollares.A Lista de SBC (single board computers)e longa. tem um canal no youtube com um nerd britanico com cara de vitima de bulling ,acho que e cahamado explaningcomputers, ele fala sobre essas altenativas.

1 Curtida