Projetos de fontes de alimentação

Caros, estou numa empreita de montar uma nova fonte de alimentação para minha bancada. Na realidade devo montar até mais de uma. Pensei em uma variável e uma dual com saídas fixas. E estou em busca de bons projetos para estas fontes.

Vocês tem algum bom projeto para este tipo de fonte?

1 curtida

Que potência você pretende ter nas saídas?

Quero corrente de no máximo 1,0A. Se possível com ajuste de limitação de corrente.

E tensão, na variável, de 3 a 15V. E na fixa algo tipo +/- 5, 6, 9, 12 e 15.

Nessa faixa de potência, a saída variável pode ser obtida com um LM317, e as saídas fixas com 7805, 7806, 7809, etc. Se fizer um bom dissipador, pode trabalhar com estes reguladores.
Obviamente, se teu objetivo é fazer um circuito simples.

1 curtida

Então, estou realmente pensando em usar o LM317 na variavel e os LM78XX e LM79XX na fixa.
O que ainda está me dando algum trabalho é:

• como montar o circuito de limitação de corrente usando outro LM317 (ele pode funcionar assim, segundo o datasheet).
  • como escolher o dissipadores de calor para cada caso.

Ah… e eu também gostaria de dicas de como testar a coisa toda!

O LM317T e os outros reguladores dessa familia já possuem sensores de sobrecarga para casos em que a corrente máxima deles é ultrapassada. Agora se pretende montar um circuito limitador ajustável, experimente o uso de um transistor bipolar com um resistor sensor de corrente.

Um projeto de fonte variável simples, porém eficiente é a UniLab publicado na elektor, é uma fonte comutada de 0 - 30V - 3A e com a limitação ajustavel de corrente que você deseja, dê uma olhada:

www.electro-tech-online.com/custompdfs/2013/01/50-00002.pdf‎

Se precisar de ajuda, estamos ai!

Abs!

Bom dia Manoel.

Tem esse site com um projeto de fonte de 50V e 2A.

Talvez esta atenda a sua necessidade, é de complexidade media e tem desenho da placa também.

Atenciosamente,

Ronaldo Roledo.
www.flexbras.com.br

Eu fiz a minha durante o ensino técnico em casa mesmo, mesclando dois artigos, o primeiro encontrado no site Fazer Eletrônica e o segundo que foi tirado so site Saber Eletrônica onde o mesmo foi postado por um aluno que explicou como ele mesmo criou a sua própria fonte de tensão.
Espero que ajude.
Abraços

Galera, acabei de subir pro GitHub o projeto da fonte que estou montando. Você precisará do EagleCad para abrir os arquivos e lá você encontra, além do esquemático, o projeto de uma PCB para fonte.

Eu montei a placa e testei tudo na semana passada e tudo funciona bem. Mas é preciso colocar um belo dissipador de calor no LM317 pois ele aquece bastante.

No meu caso usei um transformador 127AC para 12+12 2A.

O link é este: https://github.com/mlemos/bench-power-supply

Espero que gostem. E se tiverem alguma sugestão de melhorias ou dúvidas é só mandar.

Abraços e boa copa!

4 curtidas

@mlemos Pode me dizer aonde encontrou os display para Voltímetro e Amperímetro?

No esquema não encontrei eles.

Obrigado, e parabéns pela iniciativa.

Abraços,

Allan Moreira

Olá @allan, tudo joia?

Realmente o esquema está incompleto, vou melhorar isto e fazer um post decente no Fazedores logo que sobrar tempo.

Comprei os displays na Amazon, mas acho que dá para comprar naqueles sites chineses que entregam no Brasil. Os que comprei foram estes aqui: http://www.amazon.com/gp/product/B00H9W5EZS/ref=oh_details_o05_s00_i01?ie=UTF8&psc=1

Eu liguei direto na saída da fonte, alimentando o medidor com a própria fonte. Porém não é o melhor setup, pois assim o medidor desliga quando a fonte estiver abaixo dos 4V (ele precisa de 5V para funcionar) e acaba consumindo um pouco de corrente que também é medida. Se fosse melhorar o projeto eu colocaria uma fonte de 5V 200mA separada só para os medidores.

Boa Sorte ai!

1 curtida

@allan Achei aqui por menos de 10 Dilmas.

2 curtidas

@mlemos e @sksdutra,

Obrigado pelo indicações. vou providenciar algumas peças, para me aventurar numa fonte desta.

Abraços,

Allan Moreira

Feliz Ano Novo pessoal, alguém sabe como fazer uma fonte variável com a tensão de saída de 12 a 48 dc e entrada de 220 AC, acredito que nome desse circuito seja inversor de frequência.
É para controlar a velocidade de um motor de 300W.

Muito Obrigado!!!