Caros, estou numa empreita de montar uma nova fonte de alimentação para minha bancada. Na realidade devo montar até mais de uma. Pensei em uma variável e uma dual com saídas fixas. E estou em busca de bons projetos para estas fontes.
Vocês tem algum bom projeto para este tipo de fonte?
Nessa faixa de potência, a saída variável pode ser obtida com um LM317, e as saídas fixas com 7805, 7806, 7809, etc. Se fizer um bom dissipador, pode trabalhar com estes reguladores.
Obviamente, se teu objetivo é fazer um circuito simples.
O LM317T e os outros reguladores dessa familia já possuem sensores de sobrecarga para casos em que a corrente máxima deles é ultrapassada. Agora se pretende montar um circuito limitador ajustável, experimente o uso de um transistor bipolar com um resistor sensor de corrente.
Um projeto de fonte variável simples, porém eficiente é a UniLab publicado na elektor, é uma fonte comutada de 0 - 30V - 3A e com a limitação ajustavel de corrente que você deseja, dê uma olhada:
Eu fiz a minha durante o ensino técnico em casa mesmo, mesclando dois artigos, o primeiro encontrado no site Fazer Eletrônica e o segundo que foi tirado so site Saber Eletrônica onde o mesmo foi postado por um aluno que explicou como ele mesmo criou a sua própria fonte de tensão.
Espero que ajude.
Abraços
Galera, acabei de subir pro GitHub o projeto da fonte que estou montando. Você precisará do EagleCad para abrir os arquivos e lá você encontra, além do esquemático, o projeto de uma PCB para fonte.
Eu montei a placa e testei tudo na semana passada e tudo funciona bem. Mas é preciso colocar um belo dissipador de calor no LM317 pois ele aquece bastante.
No meu caso usei um transformador 127AC para 12+12 2A.
Eu liguei direto na saída da fonte, alimentando o medidor com a própria fonte. Porém não é o melhor setup, pois assim o medidor desliga quando a fonte estiver abaixo dos 4V (ele precisa de 5V para funcionar) e acaba consumindo um pouco de corrente que também é medida. Se fosse melhorar o projeto eu colocaria uma fonte de 5V 200mA separada só para os medidores.
Feliz Ano Novo pessoal, alguém sabe como fazer uma fonte variável com a tensão de saída de 12 a 48 dc e entrada de 220 AC, acredito que nome desse circuito seja inversor de frequência.
É para controlar a velocidade de um motor de 300W.