Quantos volts e amperes será necessário?

olá pessoal, eu sou novo por aqui. Tenho curiosidades por eletrônica e robótica, e estou querendo desenvolver um projeto (que funcionará como aqueles carro de batebate de park, onde cada carro receberá um contato em cima por uma especie de antena, e outro contato no piso de metal) que será basicamente composto por 8 à 10 motores DC de 3 à 6 volts / 120mA (segundo o fabricante) e com caixa de redução (aqueles para robótica), e terá também 20 leds comuns de 2.0V à 3.0 Volts e 10 leds (3.0V) de alto brilho 5 mm, além de transistor, trimpots, ldr e resistores.

Cada carro terá 2 motores, e 6 leds, sendo (2 leds de alto brilho 5mm de 3 V por 30 MA), e (4 leds de 2 V por 20Ma) …(OS LEDS FICARÃO LIGADOS AO MESMO TEMPO) os carro serão como aqueles carro seguidores de linha,mas funcionarão como os carros de park (seria como que cada carro tivesse seu circuito ligado em paralelo à fonte.

Daí minha grande dúvida é sobre qual fonte utilizar, quantos volts e amperes será necessário para fazer tudo isso funcionar com apenas uma fonte??

desde já, agradeço imensamente pela resposta!

Geralmente para dimencionar a fonte necessária vc pode usar dois meios ou vc soma os Watts ou você soma os amperes ai é só comprar uma acima da soma, a boa prática de projeto indica sempre selecionar uma com 30% de sobra a mais visando futuros upgrades ( adição de dispositivos) caso necessário.

1 curtida

Fica esperto que vc terá que utilizar reguladores de tensão no seu circuito caso os leds sejam de tensão diferente dos motores…

1 curtida

Valeu brother, muito grato pela resposta!

Agora este regulador de tensão que vc citou é para que os led não queimem, caso sejam de tensão diferente dos motores? poderia usar apenas resistores no lugar?

ha entendi, muito obrigado brother!!:smiley:

Só mais uma dúvida amigo, eu poderia ligar 1 ou 2 leds junto à um motor dc usando o resistor adequado para o led?

Sim, seria em paralelo, esqueci de especificar rss…Obrigado meu brother, vc me ajudou bastante, até aqui minhas duvidas eram só essas. Obrigado de verdade!!:smiley: