Sensor fotoresistor - timer

Olá,

Estou tentando criar um projeto com um fotoresistor, onde o objetivo é que ele fique dentro de uma caixa com tampa, quando essa tampa é fechada ele ascenda um led, mas apague depois de um determinado tempo, mesmo o sensor estando ainda no escuro, e quando a tampa for aberta o led continue apagado, repetindo o processo toda vez que a tampa for fechada e o sensor ficar no escuro (o sensor e o led estão em compartimentos separados da caixa).

O meu problema é como definir o tempo para desligar o led, nos testes que estou fazendo o tempo começa a contar somente quando o sensor recebe luz, e não quando ele fica no escuro, alguém sabe como me ajudar?

Segue uma imagem simplifica do sistema montado:

bem voce pode fazer algo tipo
coloca no loop:

if (analogRead(A0) > " valore da luz que vem quando abre a tampa " ){
digitalWrite(13,0);
while (analogRead(A0) > " valore da luz que vem quando abre a tampa " ){ }
digitalWrite(13,1);
delay(5000 ); //<-- insira tempo que for ficar a luz acesca ( segundos*1000) caso 5 //segundo = 5000
digitalWrite(13,0);
}

agora aonde vai isso? porque posso ver mil maneiras da sua logica dar errado. um sensor de luz pra ver se tem caixa aberta nao e uma boa ideia tipicamente.

Vlw Arnold. essa semana testo se vai dar certo.

A ideia é usar a caixinha no laboratório, onde eu preciso aplicar luz por um determinado tempo. A caixa tem dois compartimentos separados, um que fica os leds e outro que fica a protoboard que vai estar o sensor, os dois lados com as tampas só colocadas por cima. O que eu quero é toda vez que fechar o compartimento que ta o sensor, ele ligue a luz automaticamente e desligue sozinha depois de um tempo, não é pra ver se a caixa ta aberta, é só pra facilitar os experimentos.
Acha que tem outro modo de fazer?

Tipo você vai usar a luz de fora pra indicar que a caixa está aberta? Tipo tava tudo escuro e agora fico claro. Então tava fechado e agora está aberto. E isso? Se for eu usaria um Reed switch e um Ima, Assim se for abrir a caixa em local escuro ainda funciona . Desde de que você tenha uma margem boa entre fechada e a luz de fora não deve afetar nada. Mas se sua margem for pequena daí usa o reedswitch.