Conectando nodeMCU com Banco de dados


#1

Amigos, estou engatinhando no universo do Arduíno & NodeMCU-ESP8266 e venho buscar ajuda em meu primeiro projeto pessoal. O objetivo é comandar relés pelo NodeMCU-ESP8266 através de comandos via Banco de Dados MySQL. Explico: Possuo uma aplicação web com um BD hospedado em um servidor pago. Neste BD tenho (por exemplo) campos “Relay 1”; “Relay 2”; “Relay 3”, etc. A idéia é que quando esses campos recebam um valor (por exemplo), R1-ON, R2-ON, R3-ON, o NodeMCU conectado a este BD “leia” o valor e coloque a saída dos respectivos pinos em HIGH. Meu problema é que não sei como conectar o NodeMCU ao meu BD (que possuí login e senha de acesso, naturalmente) e ficar lendo os respectivos campos. O que preciso é de um sketch que faça isso. Ressalto que sou muito iniciante e pouco ou nada entendo ainda dos códigos .ino. Se alguém puder me auxiliar, principalmente em como estabelecer a conexão do NodeMCU com o BD (com login e senha) e fazê-lo ficar “escutando” os campos citados já agradeço imensamente. Obrigada!


#2

Quando você programa em microcontroladores, menos é mais!
Ao contrário da programação de alto nível existente em sites, app etc isso não funciona exatamente da mesma forma com microcontroladores, então você vai vai ter um client MySQL portado para o ESP o que vai fazer é que seu webservice envie os dados (em texto) mesmo do que deve ser feito, por exemplo:

http://servidor/requisicao
Quando essa URL for acessada o webservice lê os dados do banco de dados e gera um json file ou até mesmo um CSV dos registros.

Sua ESP vai acessar a URL e tratar o resultado, ai é basicamente tratamento de string.


#3

Obrigada Nicolas pela atenção. Mas, infelismente, suas observações não me esclareceram, pois não faço idéia mesmo de como criar essa conexão. Tudo que consigo fazer por enquanto, é à partir de um código pronto e comentado, ir mudando parâmetros indicados para chegar aos resultados.

Mas agradeço pela boa vontade. Obrigada!

:slight_smile: