Conectando nodeMCU com Banco de dados

Amigos, estou engatinhando no universo do Arduíno & NodeMCU-ESP8266 e venho buscar ajuda em meu primeiro projeto pessoal. O objetivo é comandar relés pelo NodeMCU-ESP8266 através de comandos via Banco de Dados MySQL. Explico: Possuo uma aplicação web com um BD hospedado em um servidor pago. Neste BD tenho (por exemplo) campos “Relay 1”; “Relay 2”; “Relay 3”, etc. A idéia é que quando esses campos recebam um valor (por exemplo), R1-ON, R2-ON, R3-ON, o NodeMCU conectado a este BD “leia” o valor e coloque a saída dos respectivos pinos em HIGH. Meu problema é que não sei como conectar o NodeMCU ao meu BD (que possuí login e senha de acesso, naturalmente) e ficar lendo os respectivos campos. O que preciso é de um sketch que faça isso. Ressalto que sou muito iniciante e pouco ou nada entendo ainda dos códigos .ino. Se alguém puder me auxiliar, principalmente em como estabelecer a conexão do NodeMCU com o BD (com login e senha) e fazê-lo ficar “escutando” os campos citados já agradeço imensamente. Obrigada!

Quando você programa em microcontroladores, menos é mais!
Ao contrário da programação de alto nível existente em sites, app etc isso não funciona exatamente da mesma forma com microcontroladores, então você vai vai ter um client MySQL portado para o ESP o que vai fazer é que seu webservice envie os dados (em texto) mesmo do que deve ser feito, por exemplo:

http://servidor/requisicao
Quando essa URL for acessada o webservice lê os dados do banco de dados e gera um json file ou até mesmo um CSV dos registros.

Sua ESP vai acessar a URL e tratar o resultado, ai é basicamente tratamento de string.

Obrigada Nicolas pela atenção. Mas, infelismente, suas observações não me esclareceram, pois não faço idéia mesmo de como criar essa conexão. Tudo que consigo fazer por enquanto, é à partir de um código pronto e comentado, ir mudando parâmetros indicados para chegar aos resultados.

Mas agradeço pela boa vontade. Obrigada!

:slight_smile: