Configuração módulo bluetooth HC-05 ZS-040

Boa tarde, estou tendo problemas na configuração do módulo bluetooth, o módulo não aparece para conexão no celular

“Pode ser” incompatiblidade mesmo. Dá uma olhada nesse artigo só pra conferir se estamos alinhados:

Sim, ja fiz essa ligação usando os resistores adequados. O módulo entra em modo de configuração com o LED piscando lentamente, mas quando digito AT no serial não aparece nada, que no caso era para aparecer a mensagem “OK”, certo?

Se você estiver usando Linux, pode usar o hciscan pra ver se o dispositivo aparece. Na época em que escrevi esse artigo ele não aparecia para um dos meus notebooks.

Boa noite, estou utilizando o Windows. Já tentei de tudo, alguma ideia?

Oi Pedro. Pelo que entendi vc esta usando as portas 4 e 5 como tx e rx, certo?
E como tal, também está usando um script para isso designando essas portas para tal, certo?
Eu usei esse script e funcionou beleza.

#include <SoftwareSerial.h>

SoftwareSerial BTSerial(10, 11); // CONNECT BT RX PIN TO ARDUINO 11 PIN | CONNECT BT TX PIN TO ARDUINO 10 PIN

void setup()
{
pinMode(9, OUTPUT); // this pin will pull the HC-05 pin 34 (key pin) HIGH to switch module to AT mode
digitalWrite(9, HIGH);
Serial.begin(9600);
Serial.println(“Enter AT commands:”);
BTSerial.begin(38400); // HC-05 default speed in AT command more
}

void loop()
{

// Keep reading from HC-05 and send to Arduino Serial Monitor
if (BTSerial.available())
Serial.write(BTSerial.read());

// Keep reading from Arduino Serial Monitor and send to HC-05
if (Serial.available())
BTSerial.write(Serial.read());
}
Obs. Pode substituir as portas 10 e 11 pelas suas 4 e 5.
Uso o próprio programa do arduino.
Detalhe: também verifique se está ligando cruzado tx com rx e rx com tx.

Boa noite amigo, vou testar. Preciso conectar o pino 34 do HC-05?

Não. O seu módulo é com floor, ou seja, já tem os pinos para ligação.
Só conecte a alimentação e a transmissão e pronto.
No meu caso funcionou, mas se não funcionar, em último caso, ligue o pino EN ao 3,3v da sua placa.
Mas o seu problema é a comunicação com o módulo, então ou é a ligação do tx e rx que não está cruzada ou o sketch que está usando não funciona.

Funcionou, apareceu a mensagem “OK”, muito obrigado!! Fiz a configuração seguindo esse tutorial https://www.youtube.com/watch?v=ifU8K5tccF4. Mas o modulo não aparece para conexão no celular, o que pode ser?

vc renomeou o módulo ou trocou a senha?
Senão ele aparece somente o endereço mac. Depois que vc conecta aí aparece o nome hc5 correto.

Sim, renomeei o módulo, troquei a senha e mudei o role de 0 para 1. O que mais precisa ser feito?

A princípio é para ele estar visível.

Consegui, muito obrigado amigo!