Motor de passo + sensor de movimento

Boa Tarde Senhores,

Sou iniciante por aqui, gostaria de saber se é possível criar um circuito no qual um motor de passo, acompanha o movimento de uma pessoa. Inicialmente pensei em dois sensores, um conectado ao motor de passo e o outro conectado à pessoa, porém, não sei se esses conectores se “falariam” através de RF ou via diodo, como funciona um controle remoto de televisão. Gostaria que a engenhoca funcionasse à pelo menos 20metros de distância. Vcs tem algum modelo de circuito desse disponível???

Atenciosamente,

Cfranco

1 curtida

Olá @cfranco, tudo joia?

O que você quer não é algo tão simples, mas com certeza é possível de ser feito. Seria importante você passar mais idéias sobre o que é que você tem em mente, mesmo se saber os aspectos técnicos.

Este motor de passo tem seguir a pessoa como? Em quantos eixos? Ligado a o que? Com que precisão?

Veja alguns exemplo de projeto que fazem mais ou menos o que você está falando…

  1. http://makerflux.com/super-fast-motion-tracking-sensor-plays-with-arduino-and-raspberry-pi/

  2. http://www.instructables.com/id/Motion-Tracker-with-PIR-Arduino-and-a-Servo/

[]s

Manoel

Apesar da idéia do @cfranco estar meio crua, deu para entender o que ele quer mais ou menos, mas os componentes que ele se referiu, provavelmente não são os ideais para o que ele quer construir.

O motor de passo, apesar de ser ideal para aplicações que requeiram precisão, necessitará de um driver, ou em substituição ao driver um circuito bem complexo, creio que o mais ideal seria um motor servo cuja movimentação é angular, assim como consta nos exemplos acima, nos quais são usados servos.

O sensores do exemplo acima, creio que não irão servir para o objetivo do nosso amigo, pois são sensores de presença e movimento, eles apenas detectam se alguma coisa está presente no ambiente monitorado através do movimento e nada mais, além disso, esses tipo de sensor, pelo menos os modelos de 15 Dilmas, devem monitorar uns 7 metros no máximo.

O sensor ideal seria um de presença e movimento que, além de detectar o básico, fosse capaz de retornar uma informação angular que seria passada ao servo e este se moveria em direção ao ângulo repassado.

Infelizmente não tenho experiência com isso e não sei sequer se este tipo de sensor existe, acho que a abordagem mais simples seria a dos robôs seguidores de linha que conseguem discernir se continuam ao centro, se vão para esquerda ou para a direita, mas mesmo assim, o servo ficaria limitado a 3 ângulos e não apontaria para exatamente para o ângulo exato, apenas para a direção correta.

Obrigado pessoal,

Realmente eu não queria algo tão complexo, um único eixo pra mim já seria suficiente.

Atenciosamente,

Se o movimento for em um eixo, não poderia ser com um motor dc simples e sensor de distância?

Loop infinto:
Se d > tantos cm, liga motor.
Se d <= tantos cm, desliga motor.

cfranco, poderia dar mais detalhes do que tem em mente…

Obrigado galera as dicas de voces foram muito importante. Gostei muito do forum.

VI alguns vídeos sobre o assunto, talvez possa lhe ajudar, neste site http://www.invercenter.com.br/
Como eles fazem reparo de servodrives, inversores de frequência, servomotores, talvez tenha algo relacionado.

Tudo de bom !

Para um projeto desses, talvez a melhor solução seja utilizar visão computacional. Veja como fazer detecção de rosto nesse post:

Para controlar o motor de passo você precisará se atentar a alguns pontos importantes:
1 - Alimentação externa dedicada aos motores (mas não esqueça o GND comum)

2 - Escolher o motor ideal, uma vez que você citou uma distância longa e o ângulo será sensibilizado por isso. Aqui explico sobre os passos de um motor:

3 - O processamento deverá ser feito por algum dispositivo que tenha a capacidade de integrar a visão computacional. Um Raspberry com sua própria câmera é uma boa pedida, mas você pode optar por um Onion Omega:

E nesse caso:
4 - Você pode utilizar servo-motor invés de motor de passo, caso lhe atenda. Como seu custo é extremamente inferior ao motor de passo, não lhe será oneroso testá-lo previamente para ver se atende.

Com visão computacional você faz detecção e reconhecimento também. No momento, só escrevi sobre a detecção facial, mas já implementei detecção de pessoas, heatmap para análise de tráfego, sensoramento de objetos deixados/retirados, medição de pontos extremos de luminosidade etc. Acredito que você poderá se divertir um bocado nesse universo.