Motor de passo + sensor de movimento

Boa Tarde Senhores,

Sou iniciante por aqui, gostaria de saber se é possível criar um circuito no qual um motor de passo, acompanha o movimento de uma pessoa. Inicialmente pensei em dois sensores, um conectado ao motor de passo e o outro conectado à pessoa, porém, não sei se esses conectores se “falariam” através de RF ou via diodo, como funciona um controle remoto de televisão. Gostaria que a engenhoca funcionasse à pelo menos 20metros de distância. Vcs tem algum modelo de circuito desse disponível???

Atenciosamente,

Cfranco

1 curtida

Olá @cfranco, tudo joia?

O que você quer não é algo tão simples, mas com certeza é possível de ser feito. Seria importante você passar mais idéias sobre o que é que você tem em mente, mesmo se saber os aspectos técnicos.

Este motor de passo tem seguir a pessoa como? Em quantos eixos? Ligado a o que? Com que precisão?

Veja alguns exemplo de projeto que fazem mais ou menos o que você está falando…

  1. http://makerflux.com/super-fast-motion-tracking-sensor-plays-with-arduino-and-raspberry-pi/

  2. http://www.instructables.com/id/Motion-Tracker-with-PIR-Arduino-and-a-Servo/

[]s

Manoel

Apesar da idéia do @cfranco estar meio crua, deu para entender o que ele quer mais ou menos, mas os componentes que ele se referiu, provavelmente não são os ideais para o que ele quer construir.

O motor de passo, apesar de ser ideal para aplicações que requeiram precisão, necessitará de um driver, ou em substituição ao driver um circuito bem complexo, creio que o mais ideal seria um motor servo cuja movimentação é angular, assim como consta nos exemplos acima, nos quais são usados servos.