Quais editores/IDEs são compatíveis para programar Arduino?

Olá pessoal,

Sou novo aqui no forum e também com Arduino.

Gostaria de dicas sobre quais Editores/IDE são utilizados e quais vocês consideram melhores para programar Arduino?

Obrigado.

Utilizo o Sublime Text 3 com a extensão Stino para conectar o Sublime Text 3 com a IDE do Arduino, mas nem todos os sketchs compilam perfeitamente, porém fica visualmente muito melhor de entender o código.

@lucaswmsilva

Atmel Studio 6.2+ com Visual Micro, Visual Micro, Arduino Eclipse, Sublime Text com Stino… qualquer coisa menos a IDE padrão…

@sksdutra Fiquei curioso com sua resposta, porque não recomenda a IDE padrão?
vc não curte a interface um pouco pobre? uma breve discussão sobre esse assunto, só para ampliarmos o conhecimento sem fugir do foco do questão.

Obrigado pelas resposta.

@sksdutra, qual a razão de não recomendar o IDE padrão. Porque como comecei recentemente, estou utilizando a IDE padrão.

A IDE padrão é uma peça de software muito carregada para o pouco que oferece, sou uma pessoa extremamente perfeccionista e organizada quando o assunto é software e só o fato da IDE padrão não identar o código direito, já é um ponto para abandoná-la, se ela fizesse pelo menos isso direito, seria ótimo, mas não faz uma coisa tão básica, quem dirá o restante.

Eu nem considero uma IDE, para mim, é só um editor de texto muito pesado e ruim, tantos anos no mercado e não tem um feature tão básico como um completador de código para a DSL? Ou um checador de código on-the-fly… Se seu código é grande, pode ter certeza que vai perder muito tempo arrumando e olhando a referência.

O que salva a IDE não é nem ela, é que a maioria das pessoas escreve códigos muito curtos, em geral para testar conceitos, ver um motor funcionar, um sensor disparar e param por ali mesmo, se precisam dessa IDE para fazer algo mais sério, vão perceber que é a pior decisão como ferramenta de trabalho.

Logo, se está começando e seu conhecimento ainda não é aprofundado, está apenas se baseando em tutoriais de kits ou coisas assim, vá com a IDE padrão, mas se você pegar gosto pela coisa, abandone-a tão logo passe a um projeto mais pessoal e sério.

2 curtidas

@viciussoares pela diversidade das informações estarem em sua grande maioria feitas na IDE padrão, para vc não se perder ou não ficar sem entender, já que vc é iniciante, eu recomendo usar a IDE padrão, ao longo do tempo vá migrando aso poucos até se familiarizar com as opções que vc tem por ai. Mas fica a seu critério e seu grau de conhecimento.

Abraço.

Valeu mesmo pelas dicas.

Como sou iniciante e já estou gostando muito, pretendo me aprofundar no assunto, então acho melhor já partir para um bom IDE.

Percebi que vou ter algumas dificuldades por utilizar MAC OS X que não possui versão de alguns IDEs.

A IDE padrão, baseada na IDE da Processing (que é tão ruim quanto - aliás, todo o Arduino é baseado em Processing), supre todas as suas necessidades básicas, mas como uma “IDE” deixa muito a desejar, por isso, chamo aquilo meramente de editor de textos e não IDE. Eu uso o mesmo que o @lucaswmsilva para coisas básicas com a DSL do Arduino: Sublime + Stino, mas para coisas mais elaboradas, Atmel Studio com Visual Micro, mas quando trabalho com AVR de 8 bits, prefiro usar Atmel Studio com LUFA library ©.

Destarte o fato que existam coisas extremamente complexas com Arduino e sua DSL, elas são mais para aprender e prototipar mesmo…