Olá pessoal, não sei se tem mais pessoas na comunidade que acompanham a cena Arduino e eu deveria ter vindo aqui antes para expôr o assunto, mas infelizmente o tempo não tem me permitido nem terminar alguns artigos que tenho em mente para o Fazedores.
Acho que às vezes nós usamos algo e não paramos para perceber o que acontece ao redor, mas desde fevereiro deste ano, houveram problemas com o projeto Arduino… Alguém já se perguntou o motivo de agora, quando você vai fazer o download da IDE oficial, é proposta uma doação? Assim como novas páginas deixando mais claro que está por trás do projeto Arduino surgiram?
Bom, vou tentar ser suscinto, caso contrário vou escrever um wall text as I always do…
Desde fevereiro deste ano surgiu na internet a homepage arduino.org clamando aos makers do mundo serem o Arduino verdadeiro, só depois de algum tempo, Massimo Banzi foi obrigado a se pronunciar e esclarecer para a comunidade o que está havendo através desta matéria na Makerzine.
Segundo a versão de Banzi, um dos fundadores da companhia, o Gianluca correu e registrou a marca Arduino na Itália de onde deteve a produção até um ano atrás e estagnou a expansão da companhia.
Em novembro do ano passado, a SmartProjects que produzia a placa, ganhou um novo CEO, Musto e este renomeou a companhia para Arduino Srl. e deu várias entrevistas a jornais nas últimas semanas afirmando ser o novo CEO do Arduino e entrou em conflito direto com o Arduino LLC. que conhecemos.
Para o azar do Arduino Srl. vários colaboradores do Projeto Arduino estão com Banzi e até deixaram claro que, a própria IDE do Srl. é um fork da IDE original, cuja única alteração é esta, ou seja, desabilitação da verificação do vendorid e productid para não saltarem mensagens de aviso na tela.
Enquanto isso a Srl. continua clamando ao mundo que são os “verdadeiros Arduino”.
Há mais material pela web, basta procurar e se informar… Até!