Repassar áudio via Bluetooth?

Pessoal, gostaria de criar minha própria “caixa de som” bluetooth e com uma placa desenha por mim,se possível.

A ideia parece simples, conectar um celular ou dispositivo via bluetooth e fazer com que a caixa reproduza o áudio.
Não entendo NADA de eletrônica, nem arduino (assisti a algumas aulas pelo youtube), será que alguém pode de me dar uma ajuda a pelo menos listar os componentes necessários para a construção?

Minha lista está em:

  • Chip Bluetooth
  • Speaker
  • Bateria
  • Botão Liga/Desliga (?)
  • Microcontrolador - (eu preciso de um para “programar” este “repasse” de áudio?)

Muito obrigado a qualquer um que ajudar!! =D

Seu problema está em declarar que não sabe nada de eletrônica/arduino. Antes de pensar em um projeto como este, é melhor aprender estes tópicos e iniciar por coisas mais simples, caso contrário a chance é grande que desista antes de, sequer, comprar os componentes.

@sksdutra, você teria algum material/livro de eletrônica como recomendação?

Olá @arthur_albert990 você já tem material pelo menos? Eu recomendo o kit da Robocore pois neste kit eles entregam um PDF com vários exemplos para que você inicie no mundo da eletrônica:

Além de acompanhar diversos componentes para fazer vários experimentos, acompanha uma exclusiva apostila digital em português de 90 páginas, com explicações desde como instalar os drivers no computador, até como usar as funcionalidades da placa, como os pinos digitais de entrada e saída, as entradas analógicas, comunicação serial, e além de aprender a mexer com a placa você vai aprender lógica de programação, para fazer códigos na placa usando as rotinas condicionais if, for, while, e muito mais!

Depois disso, dependendo do seu aprendizado, você pode tentar inventar alguma coisa mais pessoal e simples. Quando se sentir preparado, tente fazer seu projeto por conta própria e nós estaremos aqui para lhe ajudar com suas dificuldades e levar seu projeto pra frente em equipe, eu também tenho interesse em aprender a criar algo assim, com bluetooth.

Aprenda mais um pouco e vamos em frente, sua idéia é interessante.

A ausência de conhecimento de eletrônica será uma barreira mas não seria impeditivo. Sugiro que não inicie fazendo uma placa própria mas junte alguns módulos.

Como você pretende realizar uma saída de áudio inicie com o entendimento do uso de um buzer simples. Que tal reproduzir um áudio estilo 8bits com um arduino? São barreiras bem menores e você vai avançando em direção ao seu projeto @arthur_albert990.

Pro buzer funcionar você vai precisar de descobrir como ligá-lo a saída analógica do arduino e depois como controlar essa saída.

Outra alternativa é utilizar o mp3 player shield da sparkfun, mas aí o caminho será outro.

Obrigado pela sugestão,vou dar uma olhada no módulo;
Pesquisando achei este projeto na internet:
Arduino WAV Audio Player

A diferença é que ao invés de “recuperar” informações a partir do Sd Card (Entendo que eu terei de reprogramar), ele coletaria pelo módulo Bluetooth e o mesmo faria o “streaming” através do protocolo A2DP (Ao que me parece, é o padrão).

Não sei dizer se algum módulo Bluetooth para o arduino oferece suporte a A2DP, mas no meio da busca acabei esbarrando em módulos compatíveis com tal protocolo, a exemplo: ed8635 Audio Module.
A partir de agora acho que o melhor a fazer é descobrir como implementar o A2DP em diferentes chips bluetooth e posteriormente uma miniaturização, se necessário, nos módulos encontrados.

A2DP é um dos profiles do BT, se não me engano disponível somente no BT “clássico”, BLE não dá suporte mas você irá precisar atentar a isso e investigar o assunto um pouco antes de decidir qual módulo utilizará.

Você disse não conhecer eletrônica, e programação? Eu gosto de ter tarefas grandes em mente mas inserir um profile em uma pilha é um trabalho que não dependerá do módulo, nunca modifiquei stack bt mas eu diria que o profile deve estar umas camadas acima do MAC( aplicação na stack TCP/IP) mas isso é um chute. Em todo caso problema é um problema de firmware e eu naõ diria que você implementará para vários chips mas para mais de uma implementação da stack BT. Ainda não encontrei nenhuma stack BT open source mas também não procurei rs Mas eu escolheria um módulo que já possua a stack implementada, se pretende tornar isso algo produzível em escala atente a sua capacidade de investimento e a possibilidade de compra nos volumes que você imagina, verifique os tamanhos dos packages dos cis se eles atendem ao tamanhp que você tem em mente. Você encontrará vários pontos em que uma coisa te tirará outra e terá de assumir o compromisso mas essa é a nossa vida rsrs

Se procurar e encontrar uma stack BT/BLE opensource me avise :wink:

@Euripedes_Rocha

Pode deixar que eu aviso mas também acho que não tem…

Bem, estou aqui apenas para dar um feedback de onde eu parei na ideia, vi os projetos de earbuds no Kickstarter (“Earin”, “Dash” e “Dot”) e acabei tomando como um desafio (e oportunidade) fazer algo tão pequeno, ou seja, agora dimensão realmente importa.

*O Bluetooth utilizado será o TI CC2564B.
*O Microcontrolador MSP430 (a própria TI recomenda e utiliza em alguns “designs” de exemplo além do mais, tem um bom custo em relação a suas dimensões [5.15 x 5.15mm].

  • Pretendo utilizar uma antena SMD de 1 x 0.5 x 0.3mm.
    *Estou dando uma olhada nos Drivers de Armadura Balanceada da Sonion, eles possuem ótimas opções.

No momento só consegui juntar os simbolos para esquema, dos capacitores, regulador de voltagem, e do bluetooth, a antena ou o fabricante não disponibiliza ou eu estou passando batido.

Acho que estou caminhando beeem devagar mas no caminho certo, caso a placa fique muito grande, adotarei outro chip bluetooth com MCU integrada e 2mm menor.

Em relação a alimentação, estou com problema com as baterias, as baterias tipo “moedas” ou “botões” oferecem uma descarga contínua extremamente baixa, não sei como conseguiram utilizar elas.
Sobre o carregamento sem fio, andei dando uma olhada nos componentes SMD mas não defini nenhum.

No momento estou ocupado tentando fazer o esquema do bloco de alimentação, Acho que é mais fácil e mais aproveitável caso algum componente seja trocado.

~~~ Não sei se aqui no fazedores tem isto, mas caso algum moderador necessite de fechar o tópico, pode fechar, todas as dúvidas foram esclarecidas. ~~~

@arthur_albert990:
Eu sugiro não se preocupar com o tamanho nesse momento. Investigue o funcionamento e a redução de consumo que são fatores relevantes. Começar pensando no tamanho vai dificultar as etapas iniciais de prototipagem e fazer coisas no tamanho Dash é uma tarefa gigante!

Qual o motivo de escolher o MSP?

Você precisa encontrar um camarada como esse daqui http://www.csr.com/products/63/csr8670 todos os módulos necessários integrados no mesmo CI.

@Euripedes_Rocha:

O MSP tem bom preço em relação ao tamanho, mas acho que mesmo assim ainda esta grande.

Eu já tinha dado uma olhada neste CSR, mas ele apresenta um preço muito maior e se não me engano, precisa de uma licença para se desenvolver utilizando-o.
ACHO que encontrei um substituto a altura para o csr8670 e o cc2564 (TI), o IS2021S (Microchip) é bem menor, oferece um baixo consumo de energia e já vem com MCU integrada, é um belo SoC, mais tarde vou procurar o kit de desenvolvimento para o mesmo.

Ainda não entendi como séra possível eu configurar o profile em um chip “cru” (quando ele acabou de sair de fábrica), todos os exemplos que eu vi na net estavam utilizando os módulos que oferecem conexão USB por exemplo.

Li o Datasheet do IS2021 mas não encontrei nada falando se ele consegue “re-transmitir” e receber ao mesmo tempo, vou tentar contactar o suporte da Microchip.

Pra ajustar tamanho você terá de partir pra algum package “chip scale” e pode te dar trabalho nessa fase inicial. Escolha um CI que tenha esse tipo de package mas não aconselho a usá-lo nos primeiros protótipos, a menos que seja num dev kit.

Salvo engano o cc2564 você terá de comprar licenças também.

O chip que oferece possibilidade de programação possui uma interface para cumprir a tarefa, seja um bootloader serial, seja via jtag. O datasheet do CI que você escolher terá a resposta.