Estou pensando em comunicar dois arduinos/clones, já pereparando para tentar automatizar partes de minha residência. Estou cogitando usar:
Módulo RF 433 mHz (já tenho um conjunto);
Módulo nrf24l01 (já encomendei 2 módulos).
Deixando de lado todos os detalhes técnicos, que irei resolver à medida que forem aparecendo (sempre pedindo ajuda por aqui), tenho visto, em minhas pesquisas, que o alcance das duas soluções, sem antenas externa (que eu não gostaria usar) deve ser muito pequeno.
Pelo que pude ver pela internet o alcance, sem ser em campo aberto, fica em torno de 10 metros.
É isso mesmo ? Alguém já usou essa solução ? Tem alguma outra sujestão ?
Como sempre, qualquer dica, ponteiro ou opinião será bem vinda…
Fica um pouco acima dessa faixa, você consegue um alcance maior com o modulo 433, algo em torno de 30-50m com paredes.
Uma outra solu’cao mais pratica eh o novo modulo esp8266 com a vantagem de possuir I/Os e ser do tamanho do nrf24l01
Valeu Thomaz. 30 a 50 m, em ambiente interno “deve” ser suficiente para mim.
Vou dar uma olhada nesse módulo esp8266, e considerar utilizá-lo. Mas antes, vou esperar a chegada de minha(s) placa(s) nova(s), para poder fazer os testes de comunicação.
Como eu disse, já tenho os módulos RF 433 mHz (transmissor e receptor), e já encomendei 2 módulos NRF24L01 para testes. Provavelmente vou encomendar, também, esse módulo que você recomendou.
esse modulo que recomendei tem 10 versões diferentes, cada uma melhor que a outra, o 01 eh o basicao.
eh interessante voce saber porque que o alcance com o 433MHz eh maior, pelo simples fato de que como a frequência dele eh menor que do nrf24l01(2.4GHz) o comprimento de onda eh maior, assim os dados se propagam mais facilmente com obstáculos, mas em contrapartida possui uma “velocidade” de transmissão menor e acaba sujeito a mais interferência por distancia, semelhante a FM e AM.
Para informação, acabei adquirindo dois módulos NRF24L01 para os testes iniciais.
Os módulos ESP8266, recomendaos pelo Thomaz, serão adquiridos na próxima etapa de testes. Vou lentamente, um paso de cada vez
Depois da vacilada na compra das placas, irei mais lentamente ainda, planejando com muito mais rigor os próximos passos. Errar é humano, insistir no erro é que é burrice
Olá calm1010 e Thomaz_Barros!
Estou acompanhando vcs e a algum tempo estou planejando fazer testes com o ESP8266-01, ja usei o modulo RF 433mHz que foi mencionado, e gostaria de ajuda para entender e programar o esp, para um projeto que estou fazendo para uma escola!
Vcs me ajudam?
Eu tenho “brincado” um pouco com o ESP8266-01, e, dentro de meus parcos conhecimentos, posso tentar te ajudar, sim. Só tenha em mente que sou iniciante nessa área, e praticamente uma nulidade em eletrônica.
Olá!!
Se você puder me ajudar com o esp… seria ótimo, já que você já brincou com ele mesmo você sendo iniciante já entende muito mais que eu, então iria agradecer muito se pudesse me ajudar!!
Listados abaixo estão alguns tutoriais que eu fiz sobre o uso do ESP8266, deve ajudar a começar. Eu gosto de fazer esses tutoriais para mim, mesmo, para facilitar o aprendizado, já que eu tenho que estar seguro do que estou escrevendo.
Esses, particularmente, eu fiz e postei no Labde Garagem, mas estão bem genéricos.
Como eu disse, eu não testei. Em alguns tutoriais diza que tinha que tirar o chip do arduino, em outros que não precisava. Como o meu conversor chegou antes de eu ter a real necessidade de usar o arduino como ISP, eu usei o conversor.
Outro ponto que você deve levar em conta é que o arduino não supre uma corrente muito alta, portanto, se for usá-lo como isp, quando for testar e, principalmente, quando for fazer algo mais sério, considere usar alimentação extarna ao arduino.
Basicamente, para fazer a “interface” entre o TTL de seu dispositovo, no caso a placa ESP8266, e o USB de seu computador. No Arduino não é necessário (dependendo da placa) porque o FTDI já está incluído nele, caso do Arduino UNO.
Por causa disso você pode usar o Arduino como isp, mas causa uma complicação desnecessária (em minha opinião).