Enfim, é fantástico. Muito mais potente e barato que o Arduino e já vem com WIFI!! Vou refazer todo o esquema agora usando WIFI e devo poder criar módulos ainda menores e mais baratos,e ainda mais fáceis de usar. Vamos ver
Gostei do vídeo, muito bom o projeto. Estava em dúvida se valia a pena comprar um módulo destes, agora sei que vale o investimento, pois ele tem duas grandes vantagens em relação aos chips de RF: o preço, e ele é compatível com protocolos de rede padrão, além de que dependendo do projeto nem precisa do Arduino para usar ele.
Tenho algumas dúvidas em relação a ele: na hora que colocou ele na rede, ele apareceu no seu roteador? Pelo que sei ele funciona através de comandos, é muito difícil de configurar ele?
Ele funciona em dois modos, o modo “AP”, onde ele vira um acess point (e ai vc conecta seu dispositivo à ele) e o modo “STATION”, onde ele se conecta ao seu AP/Roteador. Se você quer usar ele junto com o Arduino, ele atende uma série de comandos AT e é bem simples de usar sim.
Para configurar, basta ligar ele na seria (via um adaptador TTL/USB) e mandar os comandos AT pra ele
Fiz algumas medições durante cerca de 1 hora.
Em standby o consumo de corrente é quase zero. Ele tem um modo automático de sleep/wakeup, então é tranquilo.
Em operação, a média é cerca de 200ma, porém indo de 50ma a 800ma (!). Depende da qualidade do sinal, do fluxo de dados, etc.
Olá @Paitch, eu fui backer desse projeto no kickstarter e tenhos dois módulose Core. O problema com eles é que são “grandes” (se comparados ao ESP8266), CAROS (muito caros), consomem mais energia e são menos potentes que o chip ARM que vem no ESP.
Como vantagem, o maior número de pinos de I/O, PWM, Uart, etc. Além de poder utilizar qualquer biblioteca já disponível pelo fabricante.
Na minha opinião, nenhuma dessas vantagens vale o fato dele custar 10x o preço de um ESP8266. Eu não recomendo.
Olá Jalf, como você alimento o ESP8266?
No início estava conseguindo trabalhar como ele alimentado diretamente do pino 3,3V do Arduino. Mas depois vi que o LED vermelho reduzia sua intensidade, e a comunicação falhava. Pesquisei e tentei diversas formas para alimentá-lo alternativamente: Regulador de tensão LM1117, Diodo Zener, divisor de tensão circuitos e etc. e não consegui.
Acabei de comprar uma fonte externa 3,3V para arduino. Espero que assim resolva o problema.
É isso mesmo…as vezes ele consome muita corrente e o arduino só vai aguentar até 200ma e pelo datasheet o módulo pode eventualmente puxar 800ma!
Sempre usa uma fonte externa.
@jalf, sobre esses kits eu fiz o pedido de um pois achei interessante esse nodeMcu mesmo sabendo que dá para atualizar o firmware desse simples para esse nodeMcu, como o custo é baixo e eu comprei alguns componentes, não pesou tanto. Hoje fiz a compra de 3 modelos desse ESP8266 só que fiquei curioso por um material do @pedrominatel, vi ele utilizando esse nodeMcu no modelo ESP8266 onde ele enviou comandos serial do ESP8266 para o arduino através de um printf(‘conteudo’), isso claro com lua.
Como solicitei 3 ESP8266 vou tentar atualizar um deles para esse nodeMcu para ver se consigo (até pq quero experimentar e testar várias coisas). Me veio a seguinte dúvida, sem esse processo do nodeMcu (que ajuda e muito pessoas como eu que esta começando nesse hobby), como enviar mensagens (quanto a mensagens eu digo String mesmo) através do serial do ESP8266 para o arduino e no arduino eu ficar escutando o meio através do famoso if(Serial.available() > 0) é possível?
eu vi a seguinte comunicação na web:
e queria fazer essa comunicação (até por que eu achei bem simples e prática mas não sei se funciona) para basicamente realizar o seguinte teste:
Subir uma html para esp8266, clicar em um button que estará na pagina dentro da pagina que enviará mensagem via serial para o arduino e o arduino ligar uma led. Queria saber como realizar esse envio do ESP8266 para o arduino via serial, se alguem conseguiu efetuar esse processo, ficaria grato em saber como.
É tudo pela serial mesmo. Vc manda comandos “AT” se estiver usando o firmware padrão, ou qualquer forma customizada se estiver usando um firmware seu.
É simples, não se preocupe
eu comprei a ver ESP-12 justamente para sair do arduino e usar diretamente estes modulos minusculos porem superpotentes. Da para editar diretamente seu firmware em linguagem LUA ou colocar um bootloader e transforma-lo em um arduino. Encomendei 3 deles com adaptador externo.
Eu sou só programador, não tenho muito tato com ferro de solda, então estou buscando coisas prontas no caso do ESP8266 comprei uma grove no http://www.seeedstudio.com porque vou usar em um projeto com sensores [chuva,iluminação etc…]
A minha intenção é sair encaixando as coisas, colocar o programa pra dentro e vida que segue.
Olá a todos. Recentemente adquiri uma Nodemcu. Essa plaquinha promete não é mesmo! O problema é que utilizo o windows 10, e ele não instala o driver ao conectar a placa, o que acontece facilmente quando conecto no windows 7 do meu filho. Não vejo a hora de concluir algumas aplicações com ela. Se alguém puder ajudar, agradeço desde já. Valeu.