Alguém tem um projeto barato de controle de presença com rfid?

Boa tarde,

Gostaria de saber se é viável criar um sistema de controle de presença com RFID e arduino que grave em um cartão SD a frequência das pessoas que possuam o cartão RFID.

Para fazer isso acho que você precisa de uma shield com um leitor de cartões SD para logar mas acho mais legal algo conectado a internet.

Você já tem os cartões RFID? Dependendo compensa usar o bilhete único e um leitor MIFARE que aceite a frequência de 13.36Mhz. No caso do Bilhete Único (ou qualquer desses cartões de contato para transporte público) é possível pegar o ID do cartão (que nem sempre é o mesmo impresso) e logar isso. Daí só precisa de um modelo de registro que você possa associar o cartão a uma pessoa (no mesmo leitor ou em outro).

Já cheguei a fazer um controle de ponto usando arduino, leitor de cartão RFID (o de 125khz) daqueles da DX com porta WIEGAND e um shield ethernet. Toda vez que lia um cartão ele chamada o servidor indicando o ID lido e o número de apitos significava se era entrada ou saída.

Você acha projetos com os mais variados leitores (alguns com saída serial TTL, mais fáceis) ou outros com esse protocolo Wiegand. Tem um tutorial legal no Instructables

[]'s
Luís

1 curtida

Ola amigo, eu tenho um sistema não acabado de controle de acesso por RFID pra Arduíno ou projeto final, se tiver interessem em saber mais entre em contato comigo,. email: carlosdotas@live.com, watts: 62 96689253, Face: https://www.facebook.com/carloshenriquesilva.dotas