Amperímetro barato e razoável?

Tenho interesse em comprar um amperímetro barato e de qualidade razoável. Não precisa ser excelente, nem bom, basta ser razoável :slight_smile: Provavelmente vou usá-lo menos de 1 vez por semestre.

Posso comprar um desse Alicate Amperímetro Digital Loud LD-266 que custa menos de R$30?
https://www.balaodainformatica.com.br/produto/35210/

@marcogomes me fale um pouco mais para o que você quer este amperímetro, que tipo de coisa vai medir, em quais condições, qual faixa de valores, você quer medir RMS ou outro tipo de medida? AC ou DC? Conte tudo!!! Ai fica mais fácil de ajudar com a escolha.

Eu não sei responder suas perguntas, mas basicamente eu quero medir se meu RPi está recebendo a força necessária e se meus carregadores/fontes estão confiáveis p/ uso com o RPi.

Ontem mesmo comprei o multímetro mais vagabundo do mundo: http://www.instrumentacaoeletronica.com.br/produto.php?cod_produto=7178983 (se eu tiver feito bobagem, tudo bem, produto mais envio não chegou a R$21)

Saquei!

Bom, vamos lá… existe um macete para ver se o Raspberry Pi está recebendo a alimentação adequada. Vou te mandar detalhes mais tarde.

Mas para medir o quanto ele está consumindo num instante e não o que ele precisa, você pode usar um multímetro simples destes e colocá-lo no mode de medir corrente DC, mas precisará abrir o cabo de alimentação para fazer a medição em série.

HeyHo? Mas mando mais detalhes a noite.

Aguardo este macete p/ ver se o RPi está recebendo a alimentação suficiente. Mas a notícia boa é que aparentemente isolei o problema do HD (era o sickbeard), está bem estável já faz uns 2 dias.

@marcogomes, vamos lá…

1. Medindo o consumo com seu multímetro

Isto vai te mostrar o que o Raspberry Pi está consumindo no momento, mas não diz nada se ele está recebendo tudo o que precisa ou não. Por exemplo, se ele estiver precisando de 900mA, mas a fonte só conseguir enviar 500mA, você deverá ver a medida de 500mA. O que não te ajudará muito.

  • Para isto, coloque o multímetro para medir corrente contínua (A DC);
  • Abra o cabo que você usa para alimentar o Raspberry Pi; e
  • O multímetro vai ligado em série com um dos cabos da fonte (veja o desenho);
  • Pronto, o multimétro estará indicando o consumo em A do Raspberry Pi.

Uma curiosidade legal e ver que dependendo do que você faz com o Pi o consumo vai variar. Se você conectar dispositivos às portas USB ou se usar processamento de vídeo o consumo deve aumentar.

2. Diagnosticando a alimentação do Raspberry Pi

O Raspberry Pi possui dois pontos de medição na placa que são usados para ver se a alimentação está correta. Estes dois pontos são dois pequenos contatos expostos na placa. Eles estão marcados com as indicações TP1 (que fica a esquerda da placa) e TP2 (que fica entre o conector da GPIO e o conector amarelo RCA). Veja os pontos na figura.

  • Para fazer a medição coloque seu multímetro para medir tensão DC (V DC);
  • A ponta positiva (vermelha) vai no contato TP1;
  • A ponta negativa (preta) vai no contato TP2;
  • Se a medição estiver ok ela deve indicar algo entre 4.8V e 5.0V;
  • Se ela tiver abaixo de 4.8V é porque a alimentação não está adequada (insuficiente).

Ahh… e sobre alimentação via USB, se quiser fazer um diagnóstico decente, eu aconselho a comprar um dispositivos destes aqui:

Bom… espero ter ajudado. E que joia que a coisa estabilizou!

1 curtida