Android + Python para automação e robótica

O SDK para desenvolvimento de aplicação para o Android baseado na linguagem java é ferramenta padrão porém não é a única. Quando se quer desenvolver protótipos de um aplicativo ou automatizar alguma tarefa a utilização de uma linguagem de script é bastante oportuna e útil. Uma forma de desenvolver aplicativos para o Android de forma rápida é utilizando o Python. Estou considerando a utilização do Python para criar scripts que se comunicando via bluetooth ou Wifi possibilite o desenvolvimento de automações e robôs. Até para usar como registro fiz um pequeno roteiro de instalação do Sl4a (Scripting Layer for Android) com Python. Pretendo avançar na implementação dos scripts e integração com PIC´s e Arduinos. Se tiverem interesse a medida que for gerando o material disponibilizo.
Abraço

Roteiro de instalação:

Fiquem a vontade para comentar

Acho que o processo para rodar Python em Android muito penoso, lembro que quando o Google anunciou a API do Android em Java e até fizeram concurso de apps, essa foi a maior crítica. Desse modo, acho melhor fazer em Java mesmo ou em C e, dentre os dois, ficaria com o C, porque eu passo longe dessas linguagens desnecessariamente verbosas como Java e C#.

Pode explicar em que sentido acha penoso?

No sentido de que não roda nativamente, é necessária mais uma camada de software para poder usá-lo.