Sou novo aqui no forum e estou começando a conhecer o Arduino agora, gostaria de uma orientação de vocês. Preciso automatizar uma agencia de autoatendimento e estou com duvidas se utilizando o Arduino vou conseguir ter um aplicativo para smartphone que possibilite ao usuário controlar remotamente as ações ?
Para vocês terem uma ideia da ordem e logica de ações seria assim:
Obs Ações disparadas por tempo.
1- 21:00 ( O ar condicionado desliga);
2- 21:01 (Mensagem por voz ou giro flex com aviso de fechamento do autoatendimento);
3- 21:05 (ATMs desligam);
4- 21:07 (Iluminação desliga);
5- 21:07 (Mensagem de voz avisando do travamento das portas);
6- 21:09 (Porta de vidro com trava magnética acionada);
7- 21:10 (Porta de metal externa rolante desce e trava);
No outro dia é as 7:00 da manhã é o processo inverso sem os avisos sonoros.
Esses procedimentos sei que da pra fazer com o Arduino a minha duvida é se consigo criar um app para androide para que o usuário possa remotamente interagir com essas ações por exemplo no caso de alguém ficar preso dentro do autoatendimento. O ambiente já é monitorado por cftv então seria perfeito essa solução.
No mercado já existe essa solução pronta com simens, senario etc, mas são com valores proibitivos.
Aguardo o parecer de vocês. Obrigado.
O “preço proibitivo” tem uma razão: CONFIABILIDADE .
Se eu tivesse uma loja física, pode ter certeza de que suas portas não seriam controladas por um Arduino, acessível por app de telefone…
@ludicon ta certo, um app com criptografia exige algo como arm m4 (tem um arduino capazes ).
Programação desse ap sai tipo 6 mil reais ou mais, ou 2 semanas de estudo e bom conhecimento de matemática +de programação.
Modulo mp3, ou semelhante
O resto e facil.
A falta de documentação pública sobre como seu sistema foi feito e uma proteção. Mas um (pineapple) sniffer ja seria suficiente para hackear um sistema sem cripto.
se o da siemens for menos que 8 mil, e voce nao conehce, javascript e c para desenvolvimento em android, e cpp para o mcu + aes 256 + diffie-helman / rsa , ta barato.
Bom, o pessoal já levantou o principal problema com essa implementação com Arduino que é a segurança e confiabilidade do sistema.
Mas respondendo a sua pergunta: dá sim pra fazer isso que você quer com o arduino + aplicativo de controle de forma bastante simples até.
Usando um módulo ESP8266 conectado ao arduino e ao seu wifi vc pode se conectar a um servidor remoto pra controlar o arduino e receber comando de um aplicativo. Existem vários apps customizáveis pra essas funções. (https://play.google.com/store/search?q=mqqt&c=apps&hl=pt_BR)
Uma opção é usar o conhecido protocolo MQTT, usado bastante em automação residencial.
A estrutura básica é essa:
Existem servidores MQTT grátis, ou vc pode rodá-los em algum servidor proprietário.
Como opção grátis tem o https://io.adafruit.com, mas é altamente recomendável que vc tenha um servidor proprietário rodando, ou em algum serviço de nuvem contratado.