Aparelho aviónico

Tenho a necessidade de ligar um equipamento de avião para ver se funciona…
Contudo a energia para o funcionamento é 115Vac a uma frequência de 400Hz.
Abri a box que recebe a energia exterior ‘‘Avião’’ e encontrei este filtro.
Não tendo possibilidade de ligar os 115Vac 400hz posso anular o filtro e ligar directamente á corrente domestica 220Vac 50Hz!?

Boa noite Ludicon,

A questão é mais outra, questiono-lhe, a função desse filtro é atenuar a frequência de 400Hz para 50Hz (47Hz/63Hz)?

Hmmm depende do tipo de fonte do equipamento, se for chaveada normalmente funciona meio no limite, pois o rendimento é menor com 60Hz, Observação importante, NUNCA vi equipamento avionico na voltagem de 220V, se usar transformador sugiro desligar a fonte do aparelho e usar uma fonte ajustavel de bancada. Já tive casos em que o aparelho tinha somente um retificador em ponte e capacitor na fonte e depois reguladores diversos, coloquei um capacitor em paralelo para “ajudar a filtrar os 60Hz” meio gambiarra mas funcionou uns anos.

O filtro normalmente é para evitar interferencias entre os varios equipamentos avionicos, ele "limpa " os 400Hz, atenua espúrios e altas frequências que podem entrar no aparelho pela linha de alimentação. Usualmente a linha de alimentação no avião é bem sujinha com ruidos e harmonicas.

Boa noite Celio,

Muito obrigado pela ajuda, trata-se de uma cadeira que suporta 4 aturadores mecânicos para poder movimentar algumas plataformas para os pés e ajuste de costas…
contudo e como deve compreender a fonte de alimentação vem a 115Vac 400hz…
O video em anexo ( https://www.youtube.com/watch?v=Tk4a3augzQs ) é o componente.
Tenho alguma alternativa a não ser uma fonte de alimentação externa de 115Vac 400hz para poder utilizar a energia domestica 220vac 50hz (Portugal)

Olá, pelo que vi no video a fonte está nessa placa em que vc. conectou a saida do filtro, a placa com dois capacitores grandes, e que aparentemente tem 4 fios na saida, tenta ver se tem alguma indicação de voltagem nos conectores, o esquema elétrico pode ajudar muito, vc tem alguma referencia desse equipamento? ou segue as trilhas e com auxilio de um multimetro esquematiza na raça. A primeira vista me parece uma fonte simetrica bem simples… Manda uma foto dessa placa especificamente… Boa Sorte.

Bom dia a todos…
Acabei por ligar da forma mais directa, anulei o filtro e pelos vistos funcionou…


Não sei por quanto tempo nem as consequências mas pelo menos no teste está tudo operacional!
Deixo em anexo uma serie de fotos para poderem dar uma vista de olhos pelo equipamento e resultado de ligar a rede doméstica (Europa, Portugal) 220V 50Hz…

Bom teste!, mas tome cuidado pois a fonte deve estar funcionando no limite superior, veja que 115VAC significa um pico de 115x1,44 e 220VAC o pico é de 220 x 1,44 o que é muita diferença. Já que funcionou coloca um transformador para reduzir a voltagem. Boa Sorte!

Bem observado…
O transformador, na sua opinião, existe algum ideal no mercado europeu/Online que possa servir o propósito!?

Na Amazon tem esses trafos da Oypla, são bem robustos, tem varias especificações de potencia, é só escolher um adequado ao seu consumo. Boa Sorte! https://www.amazon.co.uk/dp/B007WRTKLY/ref=sspa_dk_detail_3?psc=1&pd_rd_i=B007WRTKLY&pd_rd_w=YO4jM&pf_rd_p=1055d8b2-c10c-4d7d-b50d-96300553e15d&pd_rd_wg=u4ULT&pf_rd_r=15TNS2R07VDEYGKZAXKB&pd_rd_r=40515482-e462-4589-88a0-d0ff6aceb364&spLa=ZW5jcnlwdGVkUXVhbGlmaWVyPUFETEs1Qk1IVlgwSDgmZW5jcnlwdGVkSWQ9QTA4OTc3NjcxVFBJWUlaOE5UVkhEJmVuY3J5cHRlZEFkSWQ9QTA4OTM0MDAyVFRGMEMwVE5MNklRJndpZGdldE5hbWU9c3BfZGV0YWlsJmFjdGlvbj1jbGlja1JlZGlyZWN0JmRvTm90TG9nQ2xpY2s9dHJ1ZQ==