Galera boa noite! Alguém aqui “brincando” com relés? Seguinte, estou querendo iniciar um projeto de automação residencial, o que envolve 220v… Eu sei, é perigoso, já estou com o módulo relé de dois canais por enquanto só pra testar, mas pretendo utilizar esse de 8:
O principal “marketing” desse módulo é o fato de possuir integrado ao circuito, um conjunto de optoacopladores que protegem os pinos do raspi em caso de retorno de tensão. Existem inúmeros vídeos no youtube de pessoas o usando em projetos de lâmpadas de natal, ligando ventiladores, lâmpadas convencionais e etc.
Observem que lá no canto direito existem três pinos para conexão de uma fonte externa, visto que o raspi não aguentaria ligar todos relés de uma vez. Como já vi alguns membros usando por aqui o termo “informações cruzadas”, posso utilizar sem medo com relação a esse módulo no que diz respeito a total isolação do raspi da alta tensão, uns dizem que tem q deixar os grounds em comum, outros já dizem q não… Mas pesquisando muito cheguei a conclusão de que a forma correta seria essa, inclusive como indicam esses links:
http://www.seriallink.com.br/forum/viewtopic.php?f=47&t=3018#.VcQ8-nh5Yqg
http://arduino-info.wikispaces.com/RelayIsolation
http://forum.arduino.cc/index.php?topic=282820.5;wap2
Seria da seguinte forma:
1 - Remove o jumper lá no canto direito que liga o pino VCC com o JD-VCC;
2 - Com uma fonte externa 5v tbm, liga o +5v da fonte no pino JD-VCC do módulo e o ground da fonte no ground do módulo (tudo isso lá no canto direito);
3 - Liga o +5v do raspi no pino VCC do módulo (lá no canto direito tbm);
4 - Liga os GPIOs nos pinos do centro do módulo, ex: GPIO18 -> IN1 do módulo;
Nesse vídeo por exemplo (em francês mas basta ativar as legendas em inglês e passar pra mais da metade do video) o cara tbm fala nesses mesmos passos que falei, a diferença que ele usa uma fonte de pc externa:
Depois dessa dissertação vem minhas dúvidas… Trabalho com dev mobile e web, então software e desenvolvimento pra mim não é problema, mas qdo entra na parte de eletrônica sou completamente noob!
Já testei essa ligação e acredito que funcionou, já deixei mais de hora ligado uma lâmpada 220v + um cooler 12v controlados pelo celular e aparentemente tudo normal, nada de aquecimento ou falhas, mas sabe qdo vc não está seguro? Principalmente pela quantidade de lâmpadas que irei acender e apagar e etc. São muitas informações cruzadas, uns dizem que não necessita de proteção extra entre o raspi e o módulo, outros dizem que tem q ter… Falam em resistores e etc…
Alguém poderia dar mais uma “clareada” nessa ligação? O Passo 3 lá em cima é realmente necessário? Queria evitar ao máximo drenar corrente do raspi, utiliza-lo apenas pra o “on e off”, e o que for possível alimentar externamente.
Agradeço a ajuda desde já. Abraço.